Notícias

O árabe do futuro

12 / fevereiro / 2015

Ilustração_Arabe do futuro

Recém-chegada de Paris, a família Sattouf se instalou em uma moradia gratuita assim que desembarcou em Trípoli, na Líbia, em 1978. Após um passeio pela cidade, a surpresa: seus pertences jaziam cuidadosamente empilhados na frente da casa. A porta estava trancada e o novo morador nem titubeou: seguira à risca as orientações de Kadafi. O Estado das Massas abolira a propriedade privada e incentivava seus cidadãos a ocuparem os imóveis vazios. Aquele agora era o lar dele.

link-externoLeia também: Riad Sattouf participa da FLIP 2015

capa_arabe do futuroA cena insólita faz parte das lembranças de Riad Sattouf, 36, reconhecido quadrinista da nova geração francesa e ex-colaborador da revista Charlie Hebdo. Filho de mãe francesa, nascida na Bretanha, e de pai sírio, de uma aldeia próxima a Homs, Sattouf retrata em O árabe do futuro – Uma juventude no Oriente Médio (1978-1984) o choque cultural experimentado por uma criança criada na França socialista de Mitterand ao vivenciar as ditaduras da Síria de Assad e da Líbia de Kadafi.

link-externoLeia um trecho de O árabe do futuro

Em menos de um ano, o primeiro tomo da autobiografia de Sattouf teve mais de 90 mil exemplares vendidos na França e recebeu, no início de fevereiro, o prêmio principal da 42ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos de Angoulême. Essa foi a segunda vez que Sattouf levou a honraria francesa; em 2010, foi premiado pela HQ Pascal brutal, um deboche ao estereótipo dos fortões movidos a testosterona.

Além de ter 17 livros publicados, Riad Sattouf também é cineasta. No ano passado, roteirizou e dirigiu seu segundo longa-metragem, Jacky au royaume des filles, protagonizado por Vincent Lacoste e Charlotte Gainsbourg. O primeiro, Les beaux gosses (2009), ganhou o César de melhor filme, foi indicado à Câmera de Ouro (Caméra d’or) em Cannes e levou quase um milhão de espectadores aos cinemas.

Riad-Sattouf

Riad Sattouf por Renaud Monfourny

Em entrevista ao jornal O Globo, Sattouf explica que o mergulho em sua história pessoal foi deflagrado pela eclosão da guerra civil na Síria em 2011 e pela operação de resgate por ele empreendida para retirar seus familiares de Homs, um dos epicentros da revolta. Já o título do quadrinho surgiu da obsessão de seu pai pela edificação de um “árabe do futuro”. Para o patriarca, defensor do pan-arabismo e que conheceu a mãe do quadrinista enquanto estudava na Sorbonne, o homem árabe deveria se instruir para escapar do obscurantismo religioso. O árabe do futuro não seria supersticioso ou escravo das potências — teria uma concepção de progresso aliada às tradições.

link-externoLeia também: Revivendo o passado através de O árabe do futuro, por José Messias

Comentários

26 Respostas para “O árabe do futuro

  1. Achei um pouco estranho o desenho da capa deste livro (“O árabe do futuro- Uma juventude no Oriente Médio”), de Riad Sattouf. Pelo que se vê, o casal anda (com o filhinho nos ombros do pai) sob o regime de Kadafi. Mas se o livro trta do “árabe do futuro”, por que o livro não é ilustrado por esse ser imaginado? O ‘árabe do futuro’ vai continuar andando um passo ‘a frente da sua mulher? Pensei que O árabe do futuro pudesse andar lado a lado com A árabe do futuro…

  2. Sra Regina, nota-se claramente que a sra não leu o quadrinho e apenas viu a capa…

  3. Incrível!!! Baita livro… Fantástico!!! Preciso saber quando a continuação estará disponível!

  4. O livro é muuuuito bom! Mas Há muitos balões e frases em ” árabe ” que não foram traduzidos. Já saiu a continuação ? Grato !

  5. Quando vocês pretendem lançar o volume 2? Li o primeiro e gostei muito.

  6. Oi, Helaine! Tudo certo? Vamos lançar no ano que vem. Assim que tivermos novidades, anunciaremos. 😉

  7. Livro maravilhoso! Riad é de uma incrível sensibilidade! Consegue passar emoções profundas através de suas frases e seus desenhos! Fantástico! Esperando pelo lançamento do segundo livro no Brasil!

  8. Excelente álbum. Mostra uma visão diferente de dois mundos que se confrontam. Quando teremos o volume 2 em português?

  9. Agora em 2016, Luis! Anunciaremos a data em breve. 🙂

  10. Pessoal, li os dois volumes e achei um mix de história com humor inteligentíssimo! Quando sai o volume 3?

  11. Oi, Paulo! Tudo bem? Ainda não temos data. Assim que tivermos novidades, divulgaremos. 😉

  12. Qual a previsão para lançamento de O árabe do futuro 3 no Brasil?

  13. Já li os dois primeiros, gostei, mas é imprescindível a leitura da continuação, para tecer comentários. Grata

  14. Ainda não temos essa informação, Mirnalene. Divulgaremos assim que tivermos. 🙂

  15. Oi, Rafael! Tudo certo? Não temos previsão. Assim que tivermos novidades, divulgaremos. 🙂

  16. Olá! Gostaria apenas de manifestar meu interesse pelo volume 3 dessa HQ. Adorei os dois primeiros volumes!

  17. Eu ri muito com o comentário da Regina hahahaha. Aquele típico “mico”.

  18. Tem que ser muito ruim de estratégia para, quando os leitores estão ávidos pela continuação da história, não ter o livro lançado. Se não poderiam dar conta da publicação toda, não deviam ter nem começado… Passado esse ímpeto, o leitor se esquece e, amanhã, quem sabe se tornará a ler. Depois reclamam de crise no setor de impressos e livros… Mais sorte nas próximas empreitadas…

  19. Olá, Aldir!

    Infelizmente o autor ainda não publicou a continuação do segundo livro da série. Em nenhum lugar você pode encontrar o livro ainda. Assim que for lançado, nós teremos previsão aqui no Brasil, ok?

  20. Olá, gostaria de ser informando quando sair o volume 3.

  21. Olá! No momento ainda não temos previsão. Qualquer novidade, avisaremos!

  22. Olá, no momento não temos previsão! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *