Notícias

Desconstruindo Amy

5 / fevereiro / 2015

gone_girl_review_1.0

Em uma festa, você se encontra cercada de jornalistas genuinamente talentosos, que trabalham em jornais e revistas respeitados e de alto nível. Você é uma mera redatora de testes para revistas de fofoca. Quando alguém lhe pergunta o que você faz da vida, você: a) Fica constrangida e diz: “Escrevo testes, só, besteira!”b) Parte para ofensiva: “Agora sou escritora, mas estou pensando em algo mais desafiador e que valha mais a pena, por quê? O que você faz?” c) Orgulha-se de suas conquistas: “Escrevo testes de personalidade usando o conhecimento obtido em meu mestrado em psicologia. Ah, e um fato curioso: sou a inspiração para uma adorada série de livros infantis, tenho certeza de que você conhece. Amy exemplar. É, engole essa, seu otário metido!” Resposta: C, totalmente C.

Amy Elliot é filha de dois psicólogos que fizeram fortuna com uma série de livros infantis baseada nas peripécias da menina. Detalhe: a personagem, obviamente, toma, desde a mais tenra infância, atitudes corretas e está sempre com a razão. Amy Elliot Dunne divide uma vida perfeita e um charmoso apartamento no Brooklyn com o marido Nick, um jornalista que chegou a Nova York no período que considera o último suspiro de glória da mídia impressa, quando a internet “ainda era um animalzinho exótico mantido na periferia do mundo editorial”. Mas, afinal, quem é Amy?

A interpretação da complexa personagem de Gillian Flynn rendeu à inglesa Rosamund Pike a indicação ao Oscar de melhor atriz. Com roteiro da própria Flynn, a adaptação cinematográfica de Garota exemplar se tornou o filme de David Fincher de maior sucesso na bilheteria norte-americana — destronando o vencedor de três Oscars O curioso caso de Benjamin Button. Coprotagonizado por Ben Affleck, Garota exemplar foi realizado pela produtora de Reese Witherspoon — criada com o objetivo de desenvolver obras com personagens femininas fortes.

Em 2015, outra forte personagem de Flynn chegará aos cinemas. Protagonizado por Charlize Theron, com Nicholas Hoult e a jovem Chloë Grace Moretz no elenco, Dark Places tem estreia prevista para outubro nos Estados Unidos. Na trama de uma das produções mais aguardadas do ano, Libby Day é uma mulher que, aos sete anos, sobreviveu ao terrível assassinato de sua família e testemunhou contra o irmão no julgamento. Vinte e cinco anos depois, uma sociedade secreta obcecada por solucionar crimes notórios irá trazer à tona o que realmente aconteceu naquele dia. O romance (ainda sem título definido) será publicado pela Intrínseca. Leia um trecho de Garota exemplar.

Tags , , .

Leia mais Notícias

A nova república

A nova república

Conheça o novo livro de Matthew Quick

Conheça o novo livro de Matthew Quick

Confira as fotos do lançamento de “Histórias das histórias que contei” no Rio de Janeiro

Confira as fotos do lançamento de “Histórias das histórias que contei” no Rio de Janeiro

Novo livro de Jojo Moyes ganha capa e data de lançamento

Novo livro de Jojo Moyes ganha capa e data de lançamento

Comentários

6 Respostas para “Desconstruindo Amy

  1. Esse livro é muito bom! O filme foi espetacular Não vejo a hora de ler outro livro da autora.

  2. Livro impecável, com uma trama de tirar o fôlego, foi muito bem captado pela lente de Fincher. Sensacional mesmo a interpretação de Pike, vi o filme várias vezes especialmente por ela, que captou muito bem a Amy Exemplar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *