Dora

Por Leticia Wierzchowski

30 / janeiro / 2015

Dora Bruder e seus pais.

Dora Bruder e seus pais.

Patrick Modiano é filho de um judeu francês que por pouco escapou dos campos de concentração nazistas, vivendo durante todos os anos da guerra de pequenos trambiques e golpes. Patrick Modiano também recebeu o Nobel de Literatura de 2014. A sua prosa é fascinante, arguta e límpida. Li dele recentemente um pequeno romance, Dora Bruder. Li e me entristeci, li e me emocionei, li e fiquei pensando no que li durante alguns dias e, de tanto pensar, escrevo. O livro Dora Bruder nasce de uma curiosidade do autor que, na década de 80, se depara com um antigo anúncio publicado em 31 de dezembro de 1941 no Paris-Soir. “Procura-se Dora Bruder, 15 anos…”

Judia francesa, Dora fugira da casa paterna, e a sua saga juvenil confunde-se com a ocupação nazista na França. Ao decidir por aventurar-se pelas pistas de Dora Bruder, Modiano não sabia que ela estava morta há quarenta e cinco anos. Ele persegue e reúne as frágeis pistas da curta existência de Dora Bruder. O desfecho da história nos leva ao campo de Auschwitz, onde Dora e seu pai, Ernesto Bruder, acabaram por perecer com intervalo de uns poucos meses. Mas a investigação que Modiano leva adiante se alarga, misturando outras vidas, avançando por ruas e boulevares parisienses, agregando histórias de morte ou de sobrevivência, de sorte e de azar perante a tragédia do nazismo, numa reflexão sobre todos aqueles que viveram a ocupação na França.

Escreveu Eurípedes que “os acontecimentos lançam a sua sombra diante de si”, e é por esta larga e sinistra estrada de sombras e de silêncios que Modiano nos guia com a elegância e o esmero da sua prosa, costurando presente e passado num belíssimo romance que é também um exercício de combate ao esquecimento.

E eis que leio a seguinte notícia: “A presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, decidiu dar o nome de Dora Bruder a uma rua do 18.º arrondissement de Paris, precisamente a zona onde viveu a jovem judia morta em Auschwitz cuja história Patrick Modiano procura reconstituir no romance Dora Bruder, publicado em 1997.”

 

Tags , , , .

Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre e estreou na literatura aos 26 anos. Já publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. É autora de SalNavegue a lágrima e de A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países.
Leticia escreve às sextas.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *