Notícias

A Chechênia, segundo Anthony Marra

10 / outubro / 2014

Marra 2

Anthony Marra nasceu em Washington, Estados Unidos. Fascinado pelo Leste Europeu, foi estudar literatura chechena na Rússia. Em São Petersburgo, descobriu que o país era muito mais que um lugar frio, rico em história e marcado por conflitos políticos. Em 2006, após o assassinato de Anna Politkovskaya, jornalista opositora do governo de Putin, que cobria a guerra separatista entre Rússia e Chechênia, Marra observou que não existia literatura norte-americana sobre a região e sua história. Surgiu daí a inquietação que levou à criação de seu premiado romance de estreia, Uma constelação de fenômenos vitais, lançado recentemente pela Intrínseca.

O título da obra, segundo o autor, é inspirado na definição do dicionário médico para a palavra “vida”. Ao estabelecer como cenário de seu livro as guerras, ocupações e insurgências que arruinaram a região da Cáucaso desde a década de 1990, Marra transforma um dos períodos mais terríveis da história em uma trama profunda e marcante sobre amizade, perda e laços.

CAPA_UmaConstelacaoDeFenomenosVitais_300dpi

Uma constelação de fenômenos vitais conta a história de Havaa uma menina de oito anos que observa seu pai ser levado no meio da noite por soldados russos que o acusam de colaborar com rebeldes chechenos. De forma surpreendente, o livro equilibra momentos de violência e extrema delicadeza, experiências traumáticas e lembranças felizes.

Best-seller do The New York Times e do The Washington Post no ano passado, a obra encantou anônimos e famosos, como a atriz Sarah Jessica Parker, que o recomendou em clube de livros, nos Estados Unidos. Além do sucesso de vendas, Anthony Marra recebeu prêmios importantes como o John Leonard, oferecido pelo National Book Critics Circle, e foi finalista em 2013 do National Book Award e do Flaherty-Dunnan First Novel Prize. Marra também ganhou o Pushcart Prize, o Narrative Prize (ambos em 2010) e o Whiting Award (2012).

Leia mais Notícias

A MÚSICA DE CAIO E MARIA AUGUSTA

A MÚSICA DE CAIO E MARIA AUGUSTA

A volta de Crepúsculo

A volta de Crepúsculo

Jim Hopper está de volta no novo livro do universo expandido de Stranger Things

Jim Hopper está de volta no novo livro do universo expandido de Stranger Things

Mariana Enriquez vence Premio Herralde de Novela 2019

Mariana Enriquez vence Premio Herralde de Novela 2019

Comentários

4 Respostas para “A Chechênia, segundo Anthony Marra

  1. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando, Estou ansiosa para ler seu próximo artigo, parabéns.
    Natalia

  2. Excelente post. Já está marcado nos meus favoritos. Adorei este site ao ler vi que era o que eu estava procurando,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *