Notícias

Hamburgo na Segunda Guerra Mundial

26 / setembro / 2014

Hamburgo

Fundada em 810, Hamburgo nasceu com vocação para ser uma grande metrópole. Situada ao norte da Alemanha e localizada às margens do rio Elba, foi chamada de “Veneza do Norte”, por sua beleza. Foi uma das primeiras cidades do mundo a se industrializar, e, ainda no século XIX, seu porto já era um dos maiores da Europa. A metalurgia era a principal indústria da área, com destaque para os estaleiros. Mas esse não é o retrato de Hamburgo em O dia seguinte, de Rhidian Brook. No livro do escritor inglês, Hamburgo está em ruínas pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial e ocupada por tropas britânicas, que promoviam a desnazificação do povo derrotado.

Hamburgo após bombardeios

A indústria naval abastecia os exércitos de Hitler, o que fez com que as tropas dos Aliados concentrassem ataques ao porto da cidade constantemente. O pior dos ataques à cidade entrou para a história com o nome de Operação Gomorra: durante oito dias e sete noites de julho de 1943, as forças da Grã-Bretanha e dos Estados Unidos bombardearam Hamburgo, deixando 42 mil mortos, 37 mil feridos e um milhão de refugiados. Os bombardeios aconteciam ininterruptamente, para que os habitantes não pudessem sair dos abrigos antiaéreos para apagar as chamas. Estima-se que 250 mil residências foram destruídas neste ataque.

untitled

Em O dia seguinte, o coronel inglês Lewis Morgan deve se mudar para uma casa luxuosa e expulsar os antigos proprietários alemães. Mas, contrariando as regras da época, insiste em que o viúvo, Lubert, e sua filha, Frieda, permaneçam. Ainda consumida pela dor da perda do primogênito durante um ataque aéreo no local, sua esposa, Rachael, se opõe à ideia e, assim como os colegas de Lewis, não compreende a generosidade do marido. Por sua vez, Frieda, cuja mãe desapareceu durante um bombardeio, demonstra toda sua hostilidade aos novos moradores. Neste ambiente carregado de conflitos e tensões, personagens controversos cujas vidas emocionais são influenciadas pela política e pela história se revelam e tornam a possibilidade de uma reconciliação extremamente real.

 

Tags , .

Leia mais Notícias

10 motivos para assistir ao filme Garota exemplar

10 motivos para assistir ao filme Garota exemplar

Nerdfighters ao resgate

Nerdfighters ao resgate

HBO divulga data de estreia de Pátria, sua primeira série espanhola

HBO divulga data de estreia de Pátria, sua primeira série espanhola

Os segredos que guardamos: como um livro mudou o curso da humanidade

Os segredos que guardamos: como um livro mudou o curso da humanidade

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *