Notícias

5 pontos sobre Clarice Freire

16 / agosto / 2014

Dê o play no link >> e siga a leitura.

clarice-destaque-5-pontos

Ao som da banda indie folk Beirut, com sua toada de ritmo marcado como marcha e instrumentos de sopro, Clarice Freire desenha livremente em seu caderno. Uma palavra basta para os traços surgirem e puxarem as rimas, que ditarão o ritmo de cada escrito. E a obra nasce: um verso desenhado; cartuns filosóficos e bem-humorados, conforme descreveu o primo poeta Marcelino. Já falamos sobre o trabalho dela com o Pó de Lua, blog, fanpage, Instagram e agora livro.

Neste post tratemos mais dela, “prima-irmã-gêmea” de Zooey Deschannel, com seu sotaque arretado de pernambucana, nascida em Recife, em junho de 1988, Clarice Freire:

1) é uma das criadoras do Projeto Vincular, ONG ligada à associação católica Comunidade dos Viventes, que atende às populações carentes da capital e do interior do estado de Pernambuco, e cujas ações já se espalham por estados como Alagoas e São Paulo. O grupo constrói casas com mutirão e arrecadação de doações via internet (um exemplo: Uma casa Para…) e realiza atividades recreativas e culturais em escolas públicas e instituições para abrigo de menores em situação de risco. Conheça mais sobre o Vincular.

2) é compositora — consequência da poesia desenhada que cria e  da influência do pai, Wilson Freire, poeta, romancista, cineasta e médico. Escreveu em parceria com Silvério Pessoa a música “Pedra Polida”, ainda não divulgada. A faceta de compositora também é resultado do sucesso do Pó de Lua, já que suas criações vez por outra são musicadas, como no exemplo aqui embaixo.

3) participou do TEDx UFPE, em setembro de 2013, apresentando o Projeto Vincular — que na ocasião havia atendido mais de 600 pessoas em Recife:

httpvh://youtu.be/6CjhjlVWIDA

4) é irmã mais velha da cantora recifense Sofia Freire. A arte está no sangue da família Freire.

5) é essa que segura cartazes do Pó de Lua:

 

Comentários

Uma resposta para “5 pontos sobre Clarice Freire

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *