Notícias

LIÇÕES DE HARRY QUEBERT

1 / julho / 2014

untitled

Em A verdade sobre o caso Harry Quebert, de Joël Dicker, o personagem do título é um escritor que alcançou o sucesso com a publicação de seu segundo romance. Para seu protegido, o também escritor Marcus Goldman, ele reserva 31 lições sobre como escrever um livro. Os preceitos são dosados com fina ironia, e o leitor só entenderá ao fim do livro. Listamos alguns conselhos:

“O primeiro capítulo, Marcus, é essencial. Se os leitores não gostarem dele, não vão ler o resto do livro.”

“Escreva apenas ficção. O resto só lhe trará problemas.”

“Se um dia tiver dúvidas sobre o que está empreendendo, saia e vá correr. Corra até perder o juízo: sentirá nascer em você a fúria do triunfo.”

“Escrever ou lutar boxe é praticamente a mesma coisa. Um livro é uma batalha.”

“Quando tiver uma ideia, em vez de transformá-la imediatamente num de seus contos ilegíveis e publicá-lo (…), guarde-a no fundo da alma para permitir-lhe que amadureça. Deve impedi-la de sair, deixe-a crescer dentro de você até sentir que o momento chegou.”

“A vida é uma longa queda, Marcus. O mais importante é saber cair.”

“Escrever um livro é como amar alguém: pode acabar sendo muito doloroso.”

“Aprenda a gostar de seus fracassos.”

“Não escreva para ser lido: escreva para ser entendido.”

“O perigo dos livros, meu caro Marcus, é que às vezes você pode perder o controle sobre eles. Publicar significa que o que você escreveu tão solitariamente de repente escapa-lhe das mãos e vai se diluir no espaço público. Perder o controle do próprio livro é uma catástrofe.”

“Quem ousa vence.”

Em 30 de agosto de 1975, Nola desapareceu sem deixar vestígios. A última pessoa que a viu foi assassinada após avisar à polícia que a garota estava sendo perseguida na floresta por um homem. As investigações não apontaram nenhum suspeito e o caso permaneceu sem conclusão. Trinta e três anos depois, o corpo de Nola é subitamente descoberto no jardim do romancista Harry Quebert, enterrado com o original do livro que o consagrou. Harry alega inocência e cabe a seu protegido, o também escritor Marcus Goldman, tentar salvar seu mentor.

Tags , , .

Leia mais Notícias

Quando a traição vem à tona

Quando a traição vem à tona

Os achados de Rachel Khoo em Paris

Os achados de Rachel Khoo em Paris

Livro sobre a gripe espanhola chega às livrarias em maio

Livro sobre a gripe espanhola chega às livrarias em maio

Nath Finanças é a nova autora da Intrínseca

Nath Finanças é a nova autora da Intrínseca

Comentários

Uma resposta para “LIÇÕES DE HARRY QUEBERT

  1. Um dos melhores livros de mistério que li ultimamente. Personagens carismáticos, narrativa ágil e enredo original. Amei a mãe do Marcus, que aparece pouco na historia, mas com a qual me identifico. Sua preocupação com o filho chega ao ridículo e seus diálogos me fizeram chorar de rir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *