Notícias

IDEIAS E ILUMINAÇÕES

8 / maio / 2014

máquina de escrever

“— Você deve preparar seus textos como se prepara para uma luta de boxe, Marcus: nos dias que precedem o combate, convém treinar até apenas setenta por cento do seu limite, para que a raiva, que só deve explodir na noite da luta, ferva e esquente dentro de você.

— O que isso quer dizer?

— Que quando tiver uma ideia, em vez de transformá-la imediatamente num de seus contos ilegíveis e publicá-lo na primeira página da revista que você mesmo edita, guarde-a no fundo da alma para permitir-lhe que amadureça. Deve impedi-la de sair, deixe-a crescer dentro de você até sentir que o momento chegou. Este será o número… Em que número estamos?

— Dezoito.

— Não, estamos no dezessete.

— Por que me pergunta, se sabe?

— Para ver se está me acompanhando, Marcus.

— Então dezessete, Harry… Transformar as ideias…

— …em iluminações.”

Ao longo dos anos, o famoso escritor Harry Quebert ensinou a seu aluno Marcus Goldman lições de como escrever um romance. Harry tem bastante conhecimento de causa: vencedor dos principais prêmios literários dos Estados Unidos, ele é professor de literatura na Universidade de Burrows. A amizade dos dois extrapolou o ambiente acadêmico: Harry considera o jovem como um filho que não teve. E é nos conselhos do antigo professor que Marcus procura ajuda para superar um bloqueio criativo. Em A verdade sobre o caso Harry Quebert, do suíço Joël Dicker, o mentor divide 31 lições de escrita com um Marcus ainda aspirante a escritor. As prescrições são apresentadas no início de cada capítulo em forma de diálogos entre os dois.

Na esperança de sobrepujar sua dificuldade de escrever, Marcus passa uma temporada na mansão à beira-mar de Harry e descobre que ele teve um caso com a adolescente Nola Kellergan, desaparecida há 33 anos. Quando o corpo da garota é encontrado no jardim do seu mentor, Marcus decide investigar o crime por conta própria.

Veja outras dicas de Harry Quebert: http://goo.gl/utg0ya e http://goo.gl/BiIsmt

Tags , , .

Leia mais Notícias

SOBRE ESCREVER E LUTAR

SOBRE ESCREVER E LUTAR

Uma família em tempos extremos

Uma família em tempos extremos

Conheça o relato da cientista brasileira que liderou os testes da vacina Oxford/AstraZeneca no país

Conheça o relato da cientista brasileira que liderou os testes da vacina Oxford/AstraZeneca no país

Um thriller para os fãs dos clássicos de terror dos anos 1990

Um thriller para os fãs dos clássicos de terror dos anos 1990

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *