Notícias

IDEIAS E ILUMINAÇÕES

8 / maio / 2014

máquina de escrever

“— Você deve preparar seus textos como se prepara para uma luta de boxe, Marcus: nos dias que precedem o combate, convém treinar até apenas setenta por cento do seu limite, para que a raiva, que só deve explodir na noite da luta, ferva e esquente dentro de você.

— O que isso quer dizer?

— Que quando tiver uma ideia, em vez de transformá-la imediatamente num de seus contos ilegíveis e publicá-lo na primeira página da revista que você mesmo edita, guarde-a no fundo da alma para permitir-lhe que amadureça. Deve impedi-la de sair, deixe-a crescer dentro de você até sentir que o momento chegou. Este será o número… Em que número estamos?

— Dezoito.

— Não, estamos no dezessete.

— Por que me pergunta, se sabe?

— Para ver se está me acompanhando, Marcus.

— Então dezessete, Harry… Transformar as ideias…

— …em iluminações.”

Ao longo dos anos, o famoso escritor Harry Quebert ensinou a seu aluno Marcus Goldman lições de como escrever um romance. Harry tem bastante conhecimento de causa: vencedor dos principais prêmios literários dos Estados Unidos, ele é professor de literatura na Universidade de Burrows. A amizade dos dois extrapolou o ambiente acadêmico: Harry considera o jovem como um filho que não teve. E é nos conselhos do antigo professor que Marcus procura ajuda para superar um bloqueio criativo. Em A verdade sobre o caso Harry Quebert, do suíço Joël Dicker, o mentor divide 31 lições de escrita com um Marcus ainda aspirante a escritor. As prescrições são apresentadas no início de cada capítulo em forma de diálogos entre os dois.

Na esperança de sobrepujar sua dificuldade de escrever, Marcus passa uma temporada na mansão à beira-mar de Harry e descobre que ele teve um caso com a adolescente Nola Kellergan, desaparecida há 33 anos. Quando o corpo da garota é encontrado no jardim do seu mentor, Marcus decide investigar o crime por conta própria.

Veja outras dicas de Harry Quebert: http://goo.gl/utg0ya e http://goo.gl/BiIsmt

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *