Notícias

MEDO EM AMARELO

15 / abril / 2014

Robert_William_Chambers

Na série True Detective, exibida no Brasil e nos Estados Unidos no início de 2014, dois detetives (Matthew McConaughey e Woody Harrelson) começam a investigar o assassinato macabro de uma prostituta e chegam a pistas de rituais que citam a cidade fictícia de Carcosa e o Rei Amarelo. A obra pop de Nic Pizzolatto foi apenas mais uma a se inspirar no clássico autor do terror fantástico Robert W. Chambers (1865 – 1933). O artista e escritor americano teve uma das carreiras literárias mais bem-sucedidas de seu tempo e ganhou notoriedade com O Rei de Amarelo, uma coletânea de contos góticos publicada em 1895. A obra tornou-se referência na literatura do gênero e influenciou nomes como H. P. Lovecraft, Neil Gaiman e Stephen King.

O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro — mais precisamente, a uma peça teatral fictícia — e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A peça “O Rei de Amarelo” nunca foi, de fato, apresentada, motivo pelo qual pouco se sabe sobre seu conteúdo. É certo apenas que seu texto, em dois atos, leva o leitor à loucura e condena sua alma à perdição, um risco que alguns aceitam correr, face à irresistível originalidade da obra: um misto de beleza e decadência. Em O Rei de Amarelo, Chambers aborda, de forma pioneira, a temática do medo do oculto, daquilo que não se conhece, tampouco se vê, mas que é tão terrível e assustador.

A edição da Intrínseca, por reconhecer que se trata de uma verdadeira obra-prima, respeita a seleção de contos feita pelo autor para a primeira edição do livro e conta, ainda, com introdução e notas do jornalista e escritor, especialista na obra de Chambers, Carlos Orsi.

Tags .

Leia mais Notícias

BOA ARTE EM QUADRINHOS

BOA ARTE EM QUADRINHOS

INCOMUM SEMELHANÇA

INCOMUM SEMELHANÇA

HBO divulga data de estreia de Pátria, sua primeira série espanhola

HBO divulga data de estreia de Pátria, sua primeira série espanhola

Os segredos que guardamos: como um livro mudou o curso da humanidade

Os segredos que guardamos: como um livro mudou o curso da humanidade

Comentários

5 Respostas para “MEDO EM AMARELO

  1. O Livro O Rei de Amarelo é muito bom , eu já comprei na Pré Venda da Livraria Cultura eu estou ansioso por ler este clássico da Literatura de Terror do Autor Robert W Chambers eu recomendo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *