Flip 2014, Notícias

COMO ESCREVER UM ROMANCE

25 / abril / 2014

rascunho_e_provas_Harry_Quebert_2

 “— O primeiro capítulo, Marcus, é essencial. Se os leitores não gostarem dele, não vão ler o resto do livro. Como pretende começar o seu?

— Não sei, Harry. Acha que um dia vou conseguir fazer isso?

— Isso o quê?

— Escrever um livro.

— Tenho certeza que sim.”

 No romance A verdade sobre o caso Harry Quebert, do suíço Joël Dicker, o protagonista Marcus Goldman recebe de seu mentor — o Harry do título — 31 lições para escrever um livro de sucesso. Harry é um renomado escritor, vencedor de importantes prêmios literários. Foi professor de Marcus na Universidade de Burrows, e nessa época firmaram laços de estreita amizade.

As prescrições são apresentadas nas aberturas de cada capítulo, em diálogos entre professor e aluno, e funcionam como metalinguagem. Não apenas adiantam a maneira como o capítulo foi escrito, também são termômetro da história — tudo sem entregar detalhes que podem acabar com as muitas surpresas do romance.

Jovem escritor americano que alcançou grande sucesso com seu primeiro livro, Marcus sofre com um bloqueio criativo e procura Harry Quebert, que vive em uma mansão à beira-mar na pequena cidade de Aurora, em New Hampshire. Surpreendido por um mistério que envolve seu mentor na morte de uma jovem de quinze anos, Marcus precisa correr contra o tempo para inocentar o amigo, descobrir quem matou Nolla Kellergan e escrever um livro bem-sucedido.

Tags , , .

Comentários

3 Respostas para “COMO ESCREVER UM ROMANCE

  1. Desde que eu li Dom Casmurrro, cinco vezes seguidos, me deu uma vontade imensa de poder escrever um romance. A partir da célebre obra de Machado de Assis, passei a devorar os outros, tornando um hobbie para mim. Aprendi que a leitura é uma fictícia viagem para a uma outra realidade.

  2. Tenho imensa vontade de escrever um romance, mas não consigo colocar no papel, tenho várias ideias, mais nenhuma sai

  3. Tenho 12 anos, amo ler romances, já tive várias ideias, mas na hora de escrever nada saí, quero ser engenheira civil, mas amo ler e se der escrever…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *