Notícias

PERFIL DAS PERSONAGENS – SOPHIE E LIV

31 / janeiro / 2014

Em seu novo livro, A garota que você deixou para trás, Jojo Moyes conta a história de duas jovens que viveram em épocas diferentes e tiveram de lidar com questões políticas bastante complexas. A história alterna momentos tristes e alegres sem descuidar dos meandros de uma grande história de amor.

Sophie Lefèvre levava uma vida tranquila na França, trabalhando como vendedora de uma loja de departamento em Paris, que tinha como clientes mulheres elegantes. Casou-se com o pintor Édouard. Mas foi no outono de 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, que sua vida mudou para sempre quando a cidade de St Péronne foi ocupada pelos alemães, e seu marido, obrigado a ir lutar no front. Sophie morava com os irmãos, passava por dificuldades ao lado deles e era obrigada a servir o Kommandant alemão e a tropa dele em seu hotel. Era uma época difícil em que as mulheres precisavam manter a família em segurança, pois os homens eram fuzilados ou capturados pelos alemães. Sophie teve que ser determinada e passar por cima de seu orgulho para lutar por quem ela amava.

Já Olívia Halston morava sozinha em Londres numa sofisticada Casa de Vidro construída por seu marido, um premiado arquiteto. Entretanto, de maneira inesperada, seu casamento só durou quatro anos, pois David morreu de insuficiência cardíaca. Como presente de casamento, ele deu a ela um lindo quadro que a embalou muitas vezes nas noites de solidão. Com o passar do tempo, a viúva assumiu parte dos negócios do marido, pois dessa forma ela conseguia enxergar algum sentido em sua vida. Liv passou anos enclausurada e quando se permitiu voltar a viver, conheceu o encantador Paul McCafferty, que lhe proporcionou momentos felizes, mas também contratempos inimagináveis. Após conhecê-lo, veio à tona uma história que virou a vida de Liv de cabeça para baixo.

Sophie e Liv são mulheres destemidas e de trajetórias comoventes cujas vidas se cruzam mesmo separadas por quase um século. E os conflitos políticos com os quais elas se deparam tornam a obra de Jojo Moyes ainda mais fascinante.

 

Tags , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *