Meu pequeno aluado

Por Leticia Wierzchowski

15 / janeiro / 2014

Coluna 1_Meu filho come luas

 

Meu filho come luas.

Explico-me: numa viagem que fizemos, meu menininho provou de uns cereais  integrais coloridos em vários formatos, um deles muito parecido com uma minúscula meia-lua amarela. Apaixonou-se com um ardor digno dos seus dois aninhos, o que me obrigou a voltar com várias caixas do dito cereal na mala, e agora ele come luas diariamente. Anda atrás da gente pedindo luas com uma urgência que nos faz rir. De fato, enluarou-se ainda há pouco e agora está saciado, brincando calmamente com seus carrinhos. Olhando-o na sua plenitude, ajoelhado no chão da sala, penso em como é mais bonito enluarar-se do que simplesmente fartar-se de alguma coisa!

Convenhamos: crianças são a coisa mais poética do mundo. Também me inspiro com o pôr do sol, mas crianças são de fato bastante mais animadas, além de imprevisíveis. Ademais, caso a alegria infantil esteja semiescondida por alguma nuvem escura, o mau tempo é sempre passageiro. A gente está lá no maior tédio, olhando os dias como se eles realmente fossem um apanhado de compromissos, faturas, consultas médicas e reuniões, quando de repente surge uma criança e faz baixar a cortina de fumaça que nós adultos estendemos por sobre a nossa vida cotidiana. Você imerso na sua fantasia em preto e branco, e lá vem a criança com um choque de realidade colorida.

Vejo meu pequeno Saturno andante com seu potinho cheio de luas e seu sorriso mais luminoso do que um sol e fico com o peito aquecido pela felicidade. Difícil esquecê-lo e escrever sobre outros assuntos, então aqui estou, rascunhando, sorridente, estas linhazinhas. Terças e quartas-feiras e todo o resto da minha sequência de dias deixam de ser horas disso e daquilo e ganham a verdadeira dimensão da sua grandeza: um milhão de minutos, centenas de horas inteiras para ouvir esse riso borbulhante, beijar esse pescoço perfumado, abraçar esse corpinho inquieto e fazer coro às suas músicas prediletas — enfim, ver a vida desabrochando nele por todos os  poros.

Leticia Wierzchowski é autora de Sal, primeiro romance nacional publicado pela Intrínseca, e assina uma coluna aqui no Blog.

Nascida em Porto Alegre, Leticia estreou na literatura aos 26 anos e publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. Um de seus romances mais conhecidos é A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países.

Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre e estreou na literatura aos 26 anos. Já publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. É autora de SalNavegue a lágrima e de A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países.
Leticia escreve às sextas.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

Uma resposta para “Meu pequeno aluado

  1. Leticia!
    Maravilho ler este seu texto. Crianças são mais que um presente dos Céus, eles vem para iluminar e mudar a vida de muitos adultos. Atualmente trabalho com crianças e livros, sou “encantador” de histórias numa escola, imagina livros e criança, a combinação perfeita. Mas volta e meia acontece o mesmo que acabou de descrever, chego cheio de preocupações na mente, regrado pelo mundo ai fora, que muitas vezes os pequenos acabam comigo, com o jeito magico deles, que me toca de um modo especial. Foram muitos os momentos, mas teve uma vez que tinha que revolver uns problemas para um evento literário, estava a mil na minha sala, uma turma entrou e eu respondendo um e-mail. Sei que quando vi, tinha uma pequeno de 3 anos ao meu lado, puxando o meu rosto para me forçar a olhar no olhos dele e me disse: “Sor Zéh! Não vai me receber com um abraço?” – Pronto, aquilo acabou com o meu dia, deixando tudo para trás, sem medo nem um e indo aproveitar aquele momento único e especial com as crianças. Onde em meio a risos e abraços ouvimos uma linda história e viajamos entre muitos livros. Fico feliz de mais em ver que consegue permitir ser tocada pelos encanto dos pequenos, pois não é qualquer coração crescido que lembra da antiga infância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *