Notícias

Leticia e os Verissimos

2 / janeiro / 2014

leticia-w

A escritora Leticia Wierzchowski inicia o ano na TV. Não se trata de despontar como atriz, mas seu trabalho de adaptação de algumas obras da família Verissimo pode ser acompanhado na TV Globo com a minissérie O tempo e o vento, no ar até o dia 3 de janeiro, e no GNT com a série Amor Verissimo, que estreia em 8 de janeiro. Entre as curiosidades sobre o processo de roteirização, Leticia revela que, durante os sete anos em que esteve envolvida no projeto de O tempo e o vento, escreveu alguns livros, entre eles Sal, lançado pela Intrínseca em julho de 2013. Leia a entrevista que fizemos com a gaúcha.

O processo para escrever um livro é bastante solitário, e roteirizar parece ter um ritmo bem diferente, com a possibilidade de envolver um número maior de pessoas. Como você percebe esses dois trabalhos? É possível conciliar os dois ou você costuma se dedicar a um projeto por vez?

São processos diferentes, é claro. Um romance dá ao autor completa autonomia criativa, uma liberdade incondicional. O autor precisa apenas ter domínio da sua narrativa, levando o leitor para o universo que ele construiu. Um roteiro envolve uma coisa muito importante: custos. Num romance, as palavras erguem um universo inteiro. O roteiro tem que contornar várias limitações previamente impostas, e essa é uma etapa muito discutida, que envolve várias outras pessoas ao longo de todo o processo. Eu gosto muito da liberdade do romance – de ser uma espécie de deus que cria o seu mundo. Mas, nos trabalhos que fiz como roteirista, gostei da troca humana que todo o processo proporciona, desde a escritura do roteiro até o final da filmagem. É um bom contraponto à solidão do escritor.

Dá para conciliar os dois, até mesmo porque um filme como O tempo e o vento leva sete anos para ser concluído. Nesse espaço, escrevi vários livros.

O tempo e o vento é o seu segundo trabalho na TV Globo, após o estrondoso sucesso de A casa das sete mulheres, ambos uma parceria com o diretor Jayme Monjardim. O público pode esperar uma nova parceria?

Vamos ver o que a vida nos trará… A casa das sete mulheres foi uma adaptação de um romance meu, e o roteiro da televisão foi da Maria Adelaide Amaral e do Walter Negrão. Nesse trabalho que entrou no ar no dia primeiro de janeiro, eu sou a roteirista junto com o Tabajara Ruas, e com a participação do meu marido, Marcelo Pires.

Não é a primeira vez que você trabalha com o seu marido, que é publicitário. Na série Amor Verissimo vocês assinam alguns episódios. Como foi o processo de criação em dupla? Existe uma liberdade maior para intervir nas propostas sugeridas por cada um? Você prefere escrever a sua parte separadamente ou todo o roteiro é feito em conjunto?

Marcelo me conheceu pelo meu melhor lado: ele leu meu primeiro romance e adorou. Enviou um e-mail para mim e foi até Porto Alegre me conhecer (ele morava em Sampa naquela época). Portanto, sempre brinco, casei-me com o primeiro leitor que me escreveu… Temos uma afinidade criativa muito forte. Marcelo é um grande leitor, um leitor muito criterioso. Esse universo da literatura e dos roteiros é uma coisa que adoramos, um objeto de troca muito boa no nosso relacionamento. Trabalhar com ele é muito fácil para mim. A gente costuma escrever juntos, no mesmo computador. Só brigamos para ver quem vai digitar… (risos).

Em janeiro você está no ar com dois grandes projetos, ambos da família Verissimo. É uma feliz coincidência, não acha? Se tivesse que escolher um próximo projeto a ser roteirizado, qual seria?

Uma deliciosa coincidência mesmo. Sou fã dessa família toda. Eu gostaria de seguir com o Amor Verissimo, pois foi muito divertido de fazer. E quem sabe um dia adaptar um livro meu? Seria um caminho natural.

O tempo e o vento é uma obra de Erico Verissimo exibida na TV Globo em três capítulos, no ar após a novela Amor à vida até o dia 3 de janeiro. O GNT lança a série Amor Verissimo, adaptação de crônicas de Luis Fernando Verissimo, no dia 8 de janeiro, às 22h30.

Veja  o teaser de Amor Verissimo:

httpvh://www.youtube.com/watch?v=fIhh1kKDQLc&feature=share&list=PLvvfh7mlR8VZTIYB8ED-aqLNQYiGbamHr

Conheça a cidade cenográfica de O Tempo e o vento:

httpvh://youtu.be/RWUDgBe5SpQ

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *