Destaque, Notícias

TOP 10 ALIENÍGENAS

20 / dezembro / 2013

Eles vieram das profundezas do espaço sideral. Atacaram sem o menor aviso, devastaram nosso planeta e se foram com a promessa de retorno com uma armada espacial maior e mais poderosa. Os alienígenas parecidos com insetos ganharam a alcunha de fórmicos, e a ameaça que representavam nos trouxe Ender Wiggins, o garoto destinado a salvar a humanidade dos extraterrestres.

A premissa comum a muitas histórias de ficção científica ganha algumas reviravoltas após o envolvimento de Ender, como os ensaios de “O mundo do exterminador” provam. Afinal, o distanciamento do inimigo faz parte de uma estratégia militar para treinar os soldados a não hesitarem na hora de apertar o gatilho quando em combate. Só que, para destruir o adversário, Ender precisa conhecê-lo (e amá-lo) primeiro.

O gênero da ficção científica é repleto de extraterrestres malvados, que só querem saber de dominar a Terra, mas também não são poucos os alienígenas que esbanjam simpatia. Por isso, fizemos uma lista com alguns dos visitantes espaciais mais famosos do cinema. Confira:

10 – Marvin, de O guia do mochileiro das galáxias

“É bom que vocês saibam, hoje estou muuuuito deprimido” é uma das frases clássicas do androide mais rabugento do universo, que, apesar de ter o intelecto do tamanho de um planeta, foi programado para abrir portas, escoltar visitantes e aparentemente ser ignorado por todos. Não é de se admirar que viva mal-humorado.

9 – Mestre Yoda, de Star Wars

Esse baixinho de orelhas pontudas e pele verde não aparenta, mas é um dos maiores guerreiros jedis de todos os tempos. Além disso, é um grande filósofo que fala de um jeito engraçado, e é capaz de conquistar até o mais duro dos corações. “Faça ou não faça, tentativa não há!”

8 – Os malditos insetos das Tropas estelares

Eles são feios, muitos e mortíferos. Não existe possibilidade de diálogo com os habitantes do planeta Klendathu, como os soldados das Tropas Estelares aprenderam a duras penas, após perderem muitos companheiros. Qualquer cadete sabe: “Inseto bom é inseto morto!”

7 – Gort, de O dia em que a Terra parou

Quem não teria medo de um robô gigante indestrutível com poder para destruir o mundo? O colega silencioso de Klaatu possui uma presença inquietante, embora tenha vindo a Terra apenas para garantir que os humanos não destruam o planeta com suas ações inconsequentes.

6 – Os “camarões” de Distrito 9

Não é fácil ser um alienígena na África do Sul. Os “camarões”, como foram depreciativamente apelidados pelos humanos, vivem em barracos em uma imensa favela, alimentam-se de lixo e sofrem com a pressão dos vizinhos humanos, que só queriam que eles desaparecessem da face da Terra. Não, realmente não é nada fácil ser um alienígena na África do Sul.

5 – Os tripods marcianos de Guerra dos mundos

Nenhuma invasão alienígena foi tão assustadora quanto a criada por H.G. Wells. Grande parte do sucesso desse clássico da ficção científica deve-se aos fantásticos tripods, as máquinas de guerra marcianas que parecem seres vivos, com suas longas patas insetoides e tentáculos ameaçadores.

4 – Os Na’vi de Avatar

Quando o ex-fuzileiro Jake Sully infiltrou-se no povo Na’vi para desvendar os segredos dessa tribo extraterrestre misteriosa, ele descobriu muito mais do que esperava. Com a pele azul bioluminiscente, conexão neural com outros animais e um respeito profundo pela natureza, os Na’vi conquistaram o coração de Jake Sully e do público.

3 – Predador

Está aí um rosto que nem uma mãe seria capaz de amar. Talvez seja por isso que os predadores viajem de planeta a planeta em busca de presas perigosas para tomarem como troféus em suas macabras coleções. Freud explica.

2 – Alien – o 8º passageiro

Ele chegou no meio do jantar sem ser convidado e fez uma entrada triunfal no hall dos monstros mais assustadores da cultura pop. Afinal, quantos vilões nascem rasgando a barriga de seus hospedeiros, crescem até a idade adulta em pouquíssimo tempo e espirram sangue ácido a cada ferimento que sofrem?

1 – E.T. – O extraterrestre

“ET, telefone, minha casa”: uma das frases mais simples e mais carismáticas do cinema resumia a situação do pobre alienígena deixado para trás durante uma visita ao planeta Terra. Tudo que ele queria era voltar para casa. Antes disso, no entanto, o ET ainda teve tempo de nos ensinar a olhar para o céu com esperança.

Tags .

Leia mais Notícias

Galeria: Pedro Gabriel em tarde de autógrafos na capital da Bahia

Galeria: Pedro Gabriel em tarde de autógrafos na capital da Bahia

OS MELHORES DA INTRÍNSECA EM 2013, SEGUNDO OS LEITORES

OS MELHORES DA INTRÍNSECA EM 2013, SEGUNDO OS LEITORES

Recursão, novo livro do autor de Matéria escura chega às livrarias em janeiro

Recursão, novo livro do autor de Matéria escura chega às livrarias em janeiro

Romance sobre Mussolini revela as origens do fascismo no século XX

Romance sobre Mussolini revela as origens do fascismo no século XX

Comentários

11 Respostas para “TOP 10 ALIENÍGENAS

  1. Como vcs esquecem dos Gardes? Voces publicam os livros deles. #xatiada

  2. Poxa, faltou os personagens de Os Legados de Lorien (Eu sou O Número Quatro) :/

  3. Cade os mogadorianos da serie do Eu sou o numero quatro de Pittacus Lore????

  4. “10 – Marvin, de O guia do mochileiro das galáxias”
    Como assim Marvin alienígena? Bem que poderiam ter citado o Zaphod ou o Ford, quem sabe até msm o Wowbagger. Mas o Marvin é um robô, não um alienígena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *