Destaque, Notícias

GALERIA DE ARTE A CÉU ABERTO

5 / dezembro / 2013

...

Keri Smith, autora de Destrua este diário, é uma ousada ilustradora canadense. Considerada uma artista de guerrilha, ela sempre teve prazer em estimular a produção artística e fazer suas próprias intervenções urbanas. Esse sentimento a acompanha desde a faculdade, quando uma professora pediu que os alunos grafitassem um muro branco qualquer ─ Keri diz que sentiu um misto de medo e alegria com o episódio.

A arte de guerrilha visa estimular a reocupação de espaços públicos por meio de intervenções criativas, propondo uma nova experiência ao cotidiano das pessoas. Alguns nomes desse movimento artístico são tão conhecidos que extrapolam o meio físico, como o norte-americano Henry Matyjewicz, que costuma registrar suas ações no site de compartilhamento de imagens Flickr (http://goo.gl/WQA7AX). Morador do Brooklyn, ele começou a ser notado devido a suas colagens irreverentes nas estações de metrô de Nova York. Atualmente, seu trabalho é reconhecido, copiado e exposto em galerias de arte. No Brasil, os mais famosos são Otávio e Gustavo Pandolfo, que assinam como Os Gêmeos — grafiteiros de São Paulo que começaram a pintar em 1987 e se tornaram uma das influências mais importantes na cena de street art do país. Em 2008, Os Gêmeos pintaram a fachada do museu Tate Modern, em Londres, para a exposição Street Art, juntamente com o paulista Nunca, o grupo Faile, de Nova York, e os grafiteiros JR, de Paris, Blu, de Bolonha e Sixeart, de Barcelona. Outra artista de destaque é a polonesa Olek, que produz esculturas radicalmente transformadas pela intervenção da linha e da agulha. A ideia, segundo Olek, é transformar o velho em novo, dar vida a peças que estão esquecidas.

No entanto, o mais famoso artista de guerrilha é, sem dúvida, o britânico Banksy. De identidade desconhecida, mas renomado no mundo inteiro por seu trabalho com estêncil e spray, Banksy faz críticas sociais e políticas mordazes nas ruas com sua arte inconfundível, que vai desde macacos ameaçando dominar o mundo a frases irônicas. Suas obras mais famosas podem ser encontradas no livro Guerra e spray (publicado pela Intrínseca em 2012) e em sua página do Facebook https://www.facebook.com/BanksyBook.

 

Leia mais Notícias

DAVID WALLIAMS, UM ARTISTA MULTIFACETADO

DAVID WALLIAMS, UM ARTISTA MULTIFACETADO

O JOGO DO EXTERMINADOR CHEGA AOS CINEMAS EM DEZEMBRO

O JOGO DO EXTERMINADOR CHEGA AOS CINEMAS EM DEZEMBRO

Café da manhã dos campeões, um dos maiores best-sellers de Kurt Vonnegut, ganha nova edição

Café da manhã dos campeões, um dos maiores best-sellers de Kurt Vonnegut, ganha nova edição

Confira as fotos do lançamento de “Histórias das histórias que contei” no Rio de Janeiro

Confira as fotos do lançamento de “Histórias das histórias que contei” no Rio de Janeiro

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *