[2013: um ano que valeu por tantos]

Por Pedro Gabriel

27 / dezembro / 2013

coluna do dia 10

Geralmente, um ano tem 12 meses, 52 semanas e 365 dias de duração. Pelo menos é o que afirma o calendário gregoriano – do qual sou fiel seguidor. Se você for adepto de outro calendário, provavelmente hoje não será o fim de 2013 ou o início de 2014, mas um dia como qualquer outro dia de qualquer outro calendário. Fato é que tudo isso é convenção. Portanto, não importa em que ano você esteja, o ano em que você está também terminará um dia para que outro possa acontecer.

Quando desenhei meu primeiro guardanapo, no final de outubro do ano passado,  nunca pensei que um dia todas essas idas e vindas ao balcão do bar pudessem encantar tantas pessoas ou ainda que fossem estar impressas em um livro. Lembro que, no dia 31 de dezembro, escrevi na minha página: muito obrigado por terem feito de meu 2012 um ano para repensar e que 2013 possa ser lido como dois mil e ter-se! Hoje, após ter repensado 2012 e ter me permitido pertencer a 2013, posso dizer com a mais absoluta certeza que vale a pena ser sincero com aquilo em que a gente acredita. E isso vale para os amores, as artes, os dias livres, os dias de trabalho, os dias de sol, os dias nublados. Sempre achei fora de moda acreditar nos sonhos até começar a sonhar e a enxergar que o que chamamos de sonhos nada mais é do que a nossa capacidade de domar um destino, entortar um caminho, escolher uma trilha que tenha mais a ver com a nossa vida. Os nossos sonhos são sempre bonitos e merecem acontecer.

Talvez eu achasse fora de moda acreditar neles por nunca ter sonhado direito até então. Quanto tempo perdi por acreditar nessa bobagem! Quem diria que uma plataforma de papel tão pouco valorizada, usada para limpar a boca e ser jogada no lixo, se tornaria um livro de arte? Percebi que fora de moda era eu. Para mim, este ano teve a dimensão de um sonho. E digo mais: de um sonho bom. Muita coisa bonita aconteceu. Fecho 2013 com mais de mil artes criadas, centenas de mensagens emocionantes e milhares de palavras sinceras vindas dos quatro cantos do Brasil (e do mundo!).

Que 2014 continue acontecendo para todos nós!

Pedro Gabriel nasceu em N’Djamena, capital do Chade, em 1984. Filho de pai suíço e mãe brasileira, chegou ao Brasil aos 12 anos — e até os 13 não formulava uma frase completa em português. A partir da dificuldade na adaptação à língua portuguesa, que lhe exigiu muita observação tanto dos sons quanto da grafia das palavras, Pedro desenvolveu talento e sensibilidade raros para brincar com as letras. É formado em publicidade e propaganda pela ESPM-RJ e autor de Eu me chamo Antônio Segundo – Eu me chamo Antônio e Ilustre Poesia.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

10 Respostas para “[2013: um ano que valeu por tantos]

  1. Pensamento expulso, escrito no guardanapo e descrito com coração em forma de oração, sem formalidades ou charme, prático e desajeitado, rasgando o papel molhado de lágrimas e sujo de remorsos, com um pesar de entristecer mas com uma pontuação mais coerente que as palavras, entre as virgulas que seguram o fôlego, e as reticências que dão desfecho a algo sem final, esses três pontinhos serão a tortura, eles que te dirão mais do que te falo, mas na verdade são eles que te fazem pensar, imaginar o melhor ou esperar pelo pior…

    ~Bru.

  2. Eu nunca imaginei também que um guardanapo pudesse carregar miudezas da vida que falassem tao alto e forte pra mim, que trabalho liiiiindo, leio cada um, sinto cada um deles!

  3. Que 2014 nos traga muito mais textos emocionantes como todos que escreve. Obrigada mais uma vez por dividir seu talento conosco!

  4. Parabéns pelo esforço e pelo talento. Parabéns mais ainda por acreditar nele e desenvolvê-lo. Com certeza, 2014 será muito melhor pra você! Comprei o livro e comecei a esmiuçá-lo hoje, dia primeiro de janeiro. Levarei comigo por todo o ano. Obrigada!

  5. Suas palavras, suas frases, seus poemas. São mais que apenas poemas, são mais q apenas frases soltas num pedaço qualquer de guardanapo, elas tem emoção, tem sentimento. Acho q posso dizer por todos seus leitores que sinto elas, sinto como são sensíveis, o quanto são delicadas o quanto são tudo o que eu queria conseguir dizer o quanto são tudo oq n consigo dizer sozinha. Obrigada por divulgar-las, obrigada por me fazer entrar nesse mundo da poesia, e me abrir outras mil portas, obrigada pela sua sensibilidade. Feliz 2014! Que voce seja feliz em todas suas escolhas.

  6. Hooo desde o 1º dia que li um de seus guardanapos nunca mais deixei escapar um sequer sem que eu lesse,parabéns pelo lindo trabalho e por acreditar na sua capacidade e seguir seus sonhos e fazer a gente repensar os nossos, a nossa vida,os nossos conceitos.Que 2014 seja ainda mais lindo e maravilhoso para você que fez parte do meu 2013.

  7. Desde o 1º dia que li um de seus guardanapos nunca mais deixei escapar um sequer sem que eu lesse,parabéns pelo lindo trabalho e por acreditar na sua capacidade,seguir seus sonhos e fazer a gente repensar os nossos, a nossa vida,os nossos conceitos.Que 2014 seja ainda mais lindo e maravilhoso para você que fez parte do meu 2013.

  8. Sensacional Antonio!!! Que 2014 vc não só sonhe como nos faça sonhar também!

  9. “Há quem diga que todas as noites são de sonhos, mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão. No fundo, isto não tem muita importância. O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos. Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano, dormindo ou acordado.”

    Shakespeare, W. Sonho de Uma Noite de Verão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *