Notícias

PIRATAS SEM RUM NEM PERNA DE PAU

21 / outubro / 2013

Piratas somalis

Conhecidos como o terror dos sete mares, os piratas fazem parte do imaginário popular desde o início das grandes navegações. No entanto, a imagem do vilão de perna de pau, garrafa de rum e papagaio no ombro não poderia estar mais distante da realidade. A ameaça da pirataria sempre foi bem real, como mostra a experiência vivida pelo oficial da marinha mercante norte-americana Richard Phillips em Dever de capitão.

Os piratas somalis que invadiram o cargueiro Maersk Alabama em abril de 2009 não carregavam espadas ou viajavam em naus com bandeiras negras e figuras de caveira. Eles surgiram no horizonte em lanchas pequenas e velozes. Carregavam metralhadoras e pistolas, além de todo o equipamento necessário para abordar grandes embarcações.

Desde o início da viagem, o capitão Phillips sabia da existência dos piratas em sua rota e não estava disposto a tratar a invasão com leviandade: Phillips queria evitar que os bandidos levassem os tripulantes para a Somália, onde poderiam ser vendidos a quem desse o lance mais alto, como a al-Qaeda.

“Esse era meu maior medo, e eu sabia que essa possibilidade aterrorizava minha tripulação inteira. Acabar em algum buraco fétido com uma venda nos olhos, amarrado a uma estaca como um animal, nas mãos de militantes fundamentalistas, é o pior destino imaginável. Todos temiam ser a próxima vítima.”

Apesar de toda a cautela, ele precisou defender a si mesmo e sua tripulação de um ataque pirata e acabou por virar refém dos bandidos. O resultado desse embate tenso e eletrizante é detalhado no livro Dever de capitão, fonte de inspiração para o filme Capitão Phillips, com Tom Hanks no papel principal.

Tags .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *