Notícias

LUXO E GLAMOUR NA PARIS OCUPADA PELOS NAZISTAS

3 / outubro / 2013

Blog - Ritz Paris

Fachada do hotel na Place Vendôme

Enquanto bombas explodiam por toda a Europa, o general alemão Hermann Göring, os escritores Ernest Hemingway e F. Scott Fitzgerald e muitos outros personagens históricos aproveitavam as regalias oferecidas pelo Ritz de Paris. O hotel, fundado em 1898, permaneceu como ponto de encontro para a alta sociedade, de estrelas de cinema a príncipes, durante a Segunda Guerra Mundial.

Símbolo do luxo e do glamour, o hotel foi dividido em duas seções durante os anos da guerra: uma reservada para os oficiais alemães de alta patente e outra exclusiva para ricos e famosos (e espiões). Mas todos se esbarravam nos espaços de uso comum, sobretudo no salão de eventos do hotel, onde Coco Chanel tinha mesa exclusiva frequentada por gente como o dramaturgo e roteirista Sacha Guitry, o astro do balé russo Serge Lifar e o poeta Jean Cocteau.

Blog - Coco Chanel no Ritz

Coco Chanel em sua suíte no Ritz

Essas e muitas outras histórias fazem parte do livro The Hotel on Place Vendôme – Life, Death, and Betrayal at the Hotel Ritz in Paris (sem título em português), da historiadora cultural e biógrafa Tilar Mazzeo, autora de O segredo do Chanel Nº5 e A viúva Clicquot. O livro tem previsão de lançamento para março de 2014 nos Estados Unidos e será publicado no Brasil pela Intrínseca.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *