Todas as cartas de amor são ridículas

Por Leticia Wierzchowski

16 / setembro / 2013

Imagem_cartas_de_amor

Caiu-me nas mãos recentemente um pequeno livro organizado por Ursula Doyle, editado em Portugal pela Bertrand Editora, cujo título é Cartas de amor de grandes homens. Divertido e curioso livrinho onde reis, músicos, escritores, matemáticos, físicos, ministros e poetas derrapam nas curvas sinuosas da paixão. Hoje, ainda, quando as cartas tornaram-se tristemente obsoletas, e afirmamos nossos amores por mensagens eletrônicas as mais variadas (tão variadas quanto são os amores, que não duram muito hoje e, mostra o livro, em muitos casos também pouco duravam outrora) — as cartas desses grandes homens apaixonados valem como testemunho atemporal dos estragos e glórias que o amor pode causar até nas criaturas mais reticentes.

Cartas tediosas, engraçadas, vulgares ou doces — há de um tudo nesse livro. Mas, convenhamos, colocar o amor em palavras não é para qualquer um, e até mesmo grandes literatos derrapam nessa escorregadia façanha. É o caso, por exemplo, do genial Eça de Queirós. As cartas do Eça são em tudo diferentes da sua literatura: pernósticas e chatésimas, deviam colocar a senhorita Emilia de Castro Pamplona à beira do fastio, enquanto o leitor somente avança entre bocejos, vencendo parágrafos de narrativas desinteressantes e recheados de expressões em francês e inglês. E depois o coitado do Eça ousava reclamar que sua pobre Emília não lhe respondia as missivas com o devido fervor… Já Wolfgang Amadeus Mozart cometia duvidosas piadinhas escatológicas nas cartas onde reafirmava seu amor pela esposa, Constanze. Nojentinhas, mas divertidas cartinhas apaixonadas recebia madame Constanze. E o que dizer do amor entre dois freis portugueses da Ordem de São Jerônimo, moradores do famoso convento de Belém, com suas missivas de um amor completamente impudico, onde um chamava o outro de meu feitiçozinho e meu cãozinho e meu coraçãozinho, e ansiavam ambos trocar ardentes beijos de língua e ainda outras coisas quase impublicáveis? Essas cartas, mais deliciosas que o mais delicioso dos pasteizinhos de Belém, são as minhas preferidas, juntamente com as alegres e malucas cartas de amor que Fernando Pessoa e seus heterônimos escreviam para Ofélia, sua eterna namorada. Enfim, entre traições, mentiras, paixões ardentes, desenganos terríveis e vexames os mais diversos, as cartas de amor atravessaram os séculos, e algumas sobreviveram para a posteridade. Como bem disse o próprio Pessoa enquanto Álvaro de Campos, “as cartas de amor, se há Amor,/ têm de ser ridículas./ Mas, afinal,/ só as criaturas que nunca escreveram/ cartas de amor/ é que são ridículas”. Perdoemos, enfim, o pobre Eça de Queirós.

Leticia Wierzchowski é autora de Sal, primeiro romance nacional publicado pela Intrínseca, e assina uma coluna quinzenal aqui no Blog.
Nascida em Porto Alegre, Leticia estreou na literatura aos 26 anos e publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. Um de seus romances mais conhecidos é A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países.

Leticia Wierzchowski nasceu em Porto Alegre e estreou na literatura aos 26 anos. Já publicou 11 romances e novelas e uma antologia de crônicas, além de cinco livros infantis e infantojuvenis. É autora de SalNavegue a lágrima e de A casa das sete mulheres, história que inspirou a série homônima produzida pela Rede Globo e exibida em 30 países.
Leticia escreve às sextas.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

Uma resposta para “Todas as cartas de amor são ridículas

  1. LEIA SOZINHO porque
    no passado eu também
    não acreditava que ia dar
    certo, mas? funciona
    mesmo!!! Entrei neste site
    e fiz esta prece. Fiz para
    ver se ia dar certo e deu,
    assim que acabei meu
    amor ligou. A pessoa que
    eu copiei também não
    acreditava mas para ela
    também funcionou!
    AGORA VEREMOS? Diga
    para você mesmo o nome
    do único rapaz ou moça
    com quem você gostaria
    de estar (três vezes)?
    Pense em algo que
    queira realizar na próxima
    semana e repita para
    você mesmo (seis vezes).
    Se você tem um desejo,
    repita-o para você
    mesmo (Venha cá ANJO
    DE LUZ eu te INVOCO
    para que Desenterre AA
    de onde estiver ou com
    quem estiver e faça ele
    ME telefonar ainda hoje,
    Apaixonado e
    Arrependido, desenterre
    tudo que esta impedindo
    que AA venha para MIM
    l, afaste todas aquelas
    que tem contribuído para
    o nosso afastamento e
    que ele jnc não pense
    mais nas outras? mas
    somente em MIM. Que
    ele ME telefone e ME
    AME. Agradeço por este
    seu misterioso poder que
    sempre dá certo.
    Amém?). Publique esta
    simpatia por três vezesSó
    mesmo esta simpatia,
    quero compartilhar com
    você a minha alegria e
    mostrar que se para mim
    deu certo para você
    também dará basta copiar
    e colar por três vezes em
    inforum diferente esta
    simpatia abaixo e logo
    em 48hs você terá uma
    linda surpresa, beijos
    Ainda esta noite de
    madrugada o TEU amor
    dará conta de que TE
    ama, algo assim
    acontecerá entre 1 e 4
    horas da manhã esteja
    preparada para o maior
    choque de sua vida! Se
    romper esta corrente terá
    má sorte no amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *