autores nacionais, Notícias, Vidas Provisórias

Vidas provisórias, por Miriam Leitão

13 / agosto / 2013

Vidas provisórias

A vida era assim, estranha. O jovem de hoje não entenderia aquela solidão e a certeza de que tudo podia acontecer de repente, como ir para a prisão por nada. Por um pensamento, por fazer uma gentileza a alguém, por engano. A geração que viu e viveu não pode esquecer, nem sabe explicar. Por isso o caminho da literatura é natural. Nele podemos inventar as verdades como disse Edney Silvestre ao falar do seu belo Vidas provisórias.

Edney puxa fios de momentos diferentes da vida do Brasil para tecer as histórias de vidas reais. O exílio político era tão devastador para quem atravessava a fronteira quanto para quem ficava. Lá fora, brasileiros sonhavam com a volta a um país mítico; aqui vivia-se o desconforto do país real, o cotidiano da asfixia. E todos eram tão jovens, quanto Paulo.

Barbara me lembrou a recessão e desemprego que se abateram sobre o Brasil após o Plano Collor. Tantos foram para o exílio econômico, aceitando qualquer trabalho por um pouco de dólar. O que nunca souberam é que o Brasil precisava deles para fechar seus rombos externos. Os dólares que mandavam para as famílias superavam os da exportação de café. Na contabilidade gelada do Balanço de Pagamentos, as remessas dos brasileiros no exterior são registradas como “transferências unilaterais”. Nunca o nome me pareceu tão exato quanto na história de Barbara e suas transferências unilaterais. De dólares e de afeto.

Leia também: O Brasil do futuro: novo livro de Miriam Leitão é a maior aquisicão da Intrinseca na feira de Frankfurt

Miriam Leitão é autora dos próximos lançamentos Tempos extremos (ficção) e  A história do futuro: o mapa do caminho do Brasil no século XXI (não ficção), que serão publicados pela Intrínseca em 2014 e em 2015, respectivamente. Jornalista brasileira especializada na cobertura de assuntos econômicos e de negócios, é referência em diversas mídias das Organizações Globo: colunista diária do jornal O Globo e do Globo Online, apresentadora de programa no canal a cabo GloboNews, além de comentarista na TV Globo e da rádio CBN. Venceu vários prêmios, entre eles o Maria Moors Cabot Prize, da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, e o Prêmio Jabuti na categoria reportagem por A saga brasileira, seu último livro.

Tags , , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *