autores nacionais, Notícias, Vidas Provisórias

Os atentados de 11 de Setembro

7 / agosto / 2013

Baseado em Nova York entre 1991 a 2002, Edney Silvestre foi o primeiro jornalista da TV brasileira a chegar ao World Trade Center após os ataques.

Às 8h45 da manhã de uma terça-feira, milhares de nova-iorquinos foram surpreendidos pelo maior ataque terrorista da história. Um avião comercial, sequestrado por terroristas da al-Qaeda, atingiu uma das torres gêmeas do World Trade Center, o mais importante centro financeiro do mundo.

Bárbara, uma das protagonistas de Vidas provisórias, assistiu às imagens que estavam sendo transmitidas ao vivo pela TV americana. “Há um grande rombo bem no centro de um dos prédios do World Trade Center. Muita fumaça sai de lá de dentro. Em seguida aparece a imagem, gravada alguns minutos antes, de um avião grande que surge à direita e se choca com o segundo edifício. Há uma explosão. Chamas se espalham pelos andares acima e abaixo.”

A colisão do segundo avião ocorreu 18 minutos depois do primeiro impacto. Em menos de duas horas, o símbolo da força econômica dos Estados Unidos desabou. Foram três mil vítimas fatais.

Além dos atentados em Nova York, um terceiro avião sequestrado colidiu contra o Pentágono, a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, nos arredores de Washington, D.C. O quarto caiu em um campo aberto próximo de Shanksville. Não houve sobreviventes em nenhum dos voos.

Leia também: O sequestro do embaixador alemão Ehrenfried Von Holleben

Confira a reportagem do Jornal Nacional exibida em 11 de setembro de 2011. A cobertura foi feita por Edney Silvestre e pelo cinegrafista Orlando Moreira, os primeiros jornalistas da TV brasileira que chegaram ao Word Trade Center.

Leia um trecho de Vidas provisórias, novo romance de Edney Silvestre

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *