autores nacionais, Notícias

Poesias em guardanapo viram livro de arte

27 / agosto / 2013

Antônio é um personagem de um romance que está sendo escrito. Ele é ficção viva e vai contar, em um livro de arte, por meio de guardanapos, uma história de amor, de desilusão e de recomeço que se passa em 1001 noites em mesas de bar. O autor é o publicitário Pedro Gabriel, de 29 anos, criador das poesias e filosofias de botequim que estampam os guardanapos reproduzidos no Tumblr Eu me chamo Antônio, no Instagram e no Facebook. O projeto gráfico do livro será assinado por MarianaNewlands e a publicação pela Intrínseca está prevista para novembro.

Pedro Gabriel começou a colocar suas ideias no papel — ou melhor, em guardanapos —para exteriorizar suas angústias, preenchendo as horas vazias entre o trabalho e a casa.  Costumava rabiscar em tudo o que via, em tudo o que tinha em mãos, em tudo o que cabia no bolso: recortes de jornal, cadernos velhos, contas vencidas, envelopes abertos… Certo dia, recostou no balcão de seu bar preferido, pediu um chope e um sanduíche, e começou a rabiscar em um guardanapo. Talvez usasse aquele pedaço de papel para limpar a boca e depois jogasse no lixo, mas, por algum motivo, fotografou-o com a câmera do celular. Depois de uns dias, percebeu que tinha uma pilha de guardanapos em sua gaveta.

Com o tempo, as frases foram se desenvolvendo, ganhando traço definido e um estilo próprio. Pedro Gabriel decidiu, então, que era chegada a hora de compartilhá-las com os amigos, publicando sua poesia em alguma plataforma simples e fácil de atualizar: encontrou o Tumblr. Logo o personagem Antônio migrou para uma fanpage do Facebook, criada em novembro de 2012, e caiu nas graças de mais de 260 mil leitores e leitoras de todas as partes, que em breve terão seus desejos atendidos: ver os rabiscos do poeta ganharem vida nas páginas de um livro.

eu me chamo antônio_guardanapos

 

Comentários

27 Respostas para “Poesias em guardanapo viram livro de arte

  1. Pra quando está programada a puclicação deste livro?
    Já fiquei ansiosa pra ter o meu exemplar…. “:)
    Fã do “Eu me chamo Antônio”!!!!

  2. “Antônio” merece!!!!!!!!! E no´s tb! 🙂 !

  3. Quero meu exemplar autografado por.favor me avisem quero estar presente no dia do lançamento. #muitofãdoantoniocriadopelogabriel 😉

  4. Esperando ansiosamente pra novembro chegar e o livro estar em minhas mãos!!!! :DDDD que amor!

  5. Ansiando pelo exemplar! O “Antônio” merece esse sucesso =)

  6. Parabéns Pedro! Aguardando na maior ansiedade. Livro publicado pela Intrínseca não é pra qualquer um não hein! 😉

  7. Nossa sou muito fã e fiquei muito feliz quando soube que ele teria um livro. Você merece. 😀 “Eu me chamo Antonio” Simplesmente Amooooooooo

  8. Amei de cara! Aguardo lançamento!
    Quero ser informada do lançamento!
    Realmente uma mistura de arte. Óbvio e contraditório.
    Leitura do trivial com surpresa na mensagem real!!!

  9. Vc. me entende …. amo incondicionalmente…. adoro seus textos , vou no lançamento de seu livro. Por favor curte minha pagina – Paula…. vc. expressa todo o meu amor bjo

  10. Nossa! Era o que tava faltando pra o “Eu me chamo Antônio” ficar ainda mais PERFEITO! Sou fã demais! Sucesso Pedro Gabriel, você merece!

  11. queria ser informada do lançamento …. amo o que ele escreve

  12. me avisemm quero estar no lançamentooooo!!! Muito ansiosa!! <3

  13. Será O EVENTO do ano da Intrinseca!
    Onde poderei comprar? A partir de quando? Terá sessão de lançamento com autógrafos? Onde e quando?
    Qual será o preço ??
    Desejo ao autor muito sucesso nesta caminhada que se inicia.

  14. bacana,criatividade,inteligencia,cotidiano…humor

  15. Amo muito esse livro, serve como inspiração para muita gente, sou completamente apaixonada pelas poesias, todo dia procuro ler sobre alguma coisa relacionada a isto, reblogo muitas coisas sobre o livro, as frases, e tudo mais, ainda não tenho o livro, pretendo ter, e ler umas milhares de vezes, meu tumblr está cheio de frases e fotos do livro, enfim parabéns pelo sucesso, e que venha outros livros, para nos encantar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *