Destaque, Notícias

O fim do achismo

4 / junho / 2013

Aos 24 anos, um economista entediado no trabalho criou um programa capaz de prever o desempenho de jogadores de beisebol. A partir desse sistema, o jovem aficionado por beisebol, pôquer e estatísticas revolucionou o estudo sobre o comportamento dos eleitores e desbancou analistas políticos de todo o mundo. Seu feito? Prever corretamente, e pela segunda vez consecutiva, o resultado da eleição presidencial norte-americana. Eleito uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2009, Nate Silver se destacou ao criar o FiveThirtyEight, blog que já foi responsável por 20% do tráfego do site do New York Times, onde ele postava suas previsões políticas certeiras.

Ao apresentar seu sofisticado sistema estatístico diante de um universo acostumado a se nortear pela intuição, Nate Silver causou furor ao diagnosticar corretamente o vencedor da corrida em cada um dos 50 estados americanos em 2012, bem como o vencedor de todas as 35 eleições para o Senado dos EUA. Seus conceitos estão reunidos em O sinal e o ruído, não ficção que será publicada em 15 de junho no Brasil.

Em seu livro, Silver disseca uma série de casos de sucesso e de erros catastróficos de previsão, como os atentados de 11 de setembro e a crise financeira global, para lançar um manifesto em prol do progresso científico e da evolução de ideias. Em uma época em que se produz mais de 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente, segundo a IBM, ele defende a importância de diferenciarmos informações úteis das equivocadas e de nos prepararmos para entender o que os dados nos dizem de fato — e não o que gostaríamos de ouvir.

Seu sistema, que vai muito além da esfera política, obrigará os demais analistas a se preocupar mais com probabilidade e pode ser aplicado a tudo: pôquer, xadrez, em esportes e até no aquecimento global. Leia um trecho do lançamento O sinal e o ruído.

Tags , .

Leia mais Notícias

As mais lidas de maio

As mais lidas de maio

Estante Intrínseca – lançamentos jovens de junho

Estante Intrínseca – lançamentos jovens de junho

Jim Hopper está de volta no novo livro do universo expandido de Stranger Things

Jim Hopper está de volta no novo livro do universo expandido de Stranger Things

Mariana Enriquez vence Premio Herralde de Novela 2019

Mariana Enriquez vence Premio Herralde de Novela 2019

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *