Destaque, Notícias

Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines: monte seu próprio gráfico!

11 / abril / 2013

 

Todo mundo já levou um pé na bunda na vida, certo? Pois foi depois de ser dispensado por uma namorada que o autor John Green teve a inspiração para escrever O teorema Katherine, um livro sobre um jovem prodígio viciado em criar anagramas que só namora meninas chamadas Katherine.  Não vale Catherine. Nem Kate. Até agora foram 19, e o resultado é sempre o mesmo: elas sempre terminam com ele.

Após seu mais recente e traumático término de namoro, nosso PhD em levar o fora decide cair na estrada com o melhor amigo no banco do carona e descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, utilizando a matemática, o desfecho de qualquer relacionamento. Uma descoberta que vai entrar para a história, elevando Colin Singleton  ao distinto ponto de gênio da humanidade. E também, é claro, vai ajuda-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Se você ainda não leu O teorema Katherine, pare por aqui! Mas depois volte, ok?

**SPOILER ALERT **

Para você que Já leu O teorema Katherine e entendeu (ou não) a matemática por trás do Teorema – leia o apêndice escrito por Daniel Biss! –, mas ainda assim não conseguiu aplicar a fórmula ao seu relacionamento atual, o Blog das Séries traz a solução. Inspirado na genialidade de Colin Singleton, o autor do site http://www.palegreenthings.net/ criou um aplicativo bem simples que facilitará o seu trabalho.  Para gerar o gráfico, você terá que preencher os seguintes campos:

– Idade
– Popularidade: Popularidade de cada sujeito, em uma escala de 1 para 1.000
– Atratividade: Um número entre 0 e 5, decidido com base no poder de atração de cada sujeito
– Terminante/Terminado: Variável entre 0 e 1, sendo 0 para um Terminado completo e 1 um Terminante extremo
– Introvertido/Extrovertido: Grau de extroversão dos sujeitos  calculado em uma escala de 0 a 5

Preenchido? Então, vamos à análise do resultado!


Se o gráfico se parece mais com uma cara triste (sobe e depois desce), então a pessoa 1 será a Terminante.

A fórmula de Colin também diz que, quanto mais íngreme a curva, menos duradoura a relação em questão. Caso o gráfico se assemelhe a um sorriso (desce e depois sobe), então a pessoa 2 será a Terminante.

Não fique triste se você não curtiu o resultado! Apesar de a fórmula funcionar perfeitamente para as dezenove Katherines de Colin, o próprio John Green acredita que seria impossível criar uma fórmula matemática capaz de prever um sentimento tão complicado quanto o amor.

“A moral da história (…) é que os Terminantes não são intrinsecamente piores que os Terminados. O término do namoro não é algo que acontece a você; é algo que acontece com você.” Colin Singleton

Leia também:
Traduzindo e anagramatizando o Teorema Katherine
O Teorema Katherine e seus desafios matematicos e tradutorios
Semana #TeoremaJohnGreen

Comentários

4 Respostas para “Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines: monte seu próprio gráfico!

  1. Ótimo aplicativo! Ótimo livro também, John Green consegue escrever com tanta sinceridade tudo…

  2. Muito interessante! Adorei o livro e ficava pensando em fazer a fórmula, mas é tudo tão complicado… Fico feliz de terem feito algo assim pra facilitar a minha vida. Bem, eu sempre fui Terminante tipo 1.0, mas depois de dar uns 12 foras, levei meu primeiro mês passado e ontem, outro. Vamos ver se agora eu mudo pra Terminada… Ou se volto pra Terminante. Haha.

  3. Livro maravilhoso, ele não é um simples best seller, mas também é uma ótima fonte de conhecimento em várias áreas. O nerd Jhon Green se supera em cada livro. A propósito, amei ter meu nome em um livro…kk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *