Notícias

Antes de você

18 / abril / 2013

Até que ponto temos poder de decisão sobre nossas vidas? Mais do que uma história de amor, a relação dos personagens Louisa e Will conduz o leitor a rever seus valores, questionar a própria vida e o sentido dela. O casal é protagonista de Como eu era antes de você, o novo romance de Jojo Moyes (autora de A última carta de amor), que esteve na lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos e na Inglaterra, ocupa atualmente o primeiro lugar na Alemanha e virou até roteiro de filme. Os direitos de adaptação cinematográfica foram adquiridos pelos estúdios MGM.

O assunto parece mesmo interessar a leitores e espectadores em todo o mundo, assim não é de se estranhar que inspire romances e filmes. No filme espanhol Mar adentro (The sea inside, 2004), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um teraplégico que, preso a uma cama há 28 anos, luta na justiça pelo direito à eutanásia, enquanto sua vizinha Rosa tenta convencê-lo de que a vida vale a pena.

Também em O segundo suspiro, um tetraplégico e seu acompanhante – um jovem pobre e sem perspectivas – têm suas vidas completamente transformadas pela convivência. A obra inspirou o filme francês Intocáveis (Intouchables, 2011), um verdadeiro fenômeno de bilheteria.

Um filme mais recente, As sessões (The sessions, 2012), conta a história real de Mark O’Brien (John Hawkes), um escritor e poeta tetraplégico, e Cheryl Cohen Greene (Helen Hunt), uma especialista em exercícios de consciência corporal, que o inicia no sexo e termina apaixonada por ele.

Na trama criada por Jojo Moyes, com o convívio diário e a crescente intimidade, Will e sua dedicada cuidadora, Lou, acabam por desenvolver uma sincera e afetuosa relação, prova de que o amor floresce nas situações mais inusitadas e transforma vidas.

Leia um trecho de Como eu era antes de você.

Tags , , , .

Comentários

17 Respostas para “Antes de você

  1. Eu simplesmente amei esse livro …é o meu favorito … lindo ..lindo ..lindo …ja li e reli várias vezes…..choro toda vez.

  2. O melhor livro que eu já li,mesmo que eu tenha torcido até o último minuto para que ele mudasse de idéia ,chorei muito no final e vou continuar chorando pois vou ler mais vezes.

  3. Maravilhosa historia, comove o leitor. Chorei como criança. Você espera que algo extraordinário aconteça, mas a autora leva a história de uma forma muito real. Vale muito a pena ler esse livro! Adoraria que tivesse um filme feito com fidelidade em cada cena, pois o livro é perfeito!

  4. Nossa, esse livro é realmente lindo, chorei litros. Amei os personagens. Super indico!

  5. Ameeei o livro, choreeei rioos… Um história muito bem feita e apesar do final meio triste nos faz pensar na vida, no próximo, no respeito as escolhas q o próximo faz, simplesmente é o tipo de livro q faz vc pensar toda vez q se lembra dele! Recomendo demais! É um livro q todo mundo deveria ler!

  6. Estou em depressão pós-leitura. Esse livro me impactou. Mesmo sabendo que o final seria desse jeito, fiquei bastante abatida. Sinto muita falta de Will… :'(

  7. Mexeu demais comigo! Nao queria me despedir do livro :'(

  8. COM CERTEZA é meu livro preferido. Acabei de ler agora e já estou com saudade dos personagens!!! Chorei horrores. É um livro que todo mundo deveria ler na vida! Maravilhoso!!!!

  9. Livro maravilhoso!!!! Comprei pelo título e me apaixonei pelo contexto. Um dos melhores livros que já li.
    Bem que a autora poderia fazer o 2º livro com a continuação dessa história e nos surpreender…
    Se eu pudesse mandaria essa ideia à JoJo Moyses…quem sabe escrevesse mais né?

  10. Gostaria de saber se as paginas 283 e 284 deste livro estão em branco mesmo, pois comprei e não tem nada escrito nessas 2 paginas.

  11. Acabei de ler o livro a alguns dias e ainda estou em depressão pós-leitura. Nenhum romance nunca mexeu comigo de tamanha forma. Chorei como jamais imaginaria. Sem sombras de dúvidas, é o melhor livro que já li em toda minha vida. E continuarei lendo quando der, pois sinto que nunca vou poder abandonar os personagens… Lou, com suas roupas estranhas e seu caráter apaixonante, e principalmente, Will. E acredite, continuarei me emocionando a cada palavra. Simplesmente, PERFEITO.

  12. Sem duvidas é o melhor livro que eu ja li em toda a minha vida, ele foge de todas aquelas historinhas que conhecemos em todos os livros, comecei a ler querendo já devorar ele, querendo saber do final!!!! E o que mais gostei foi que eu não sabia no que ia dar o final!! Diferente de todos os livros q lemos e já sabemos o final!!! amei

  13. Adoro a Lou, ela fez tudo o que pode para mudar a vida de Will !! Ela me fez acreditar ate o ultimo momento que mudaria a cabeça dele…mas ele estava determinado!!! Uma historia comovente que faz a gente repensar toda a vida…!!!

  14. Esse livro é pura emoção,em algumas partes tive que parar um pouco pois não parava de chorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *