Diário de Isabela Freitas

Por Isabela Freitas

1 / março / 2013

É com grande prazer que anuncio para vocês, leitores, que terei uma coluna quinzenal aqui no blog da Intrínseca. Isso mesmo! A cada quinze dias virei contar um pouquinho do processo de produção do livro, para deixar vocês bem “por dentro” de todas as novidades.

Engraçado como dias inesquecíveis começam exatamente iguais aos dias normais. Você acorda, escova os dentes, toma um banho, abre o e-mail, BUM. Sua vida mudou para sempre. E você nem teve tempo de colocar uma música como trilha sonora. Alguém podia ter me avisado que no dia 4 de dezembro eu ia receber um e-mail importante – quem sabe eu não teria arrumado o cabelo ou pedido para minha mãe tirar uma foto desse momento tão marcante? Mas não. A vida gosta de surpreender, e quem sou eu pra reclamar de uma surpresa dessas? Nos meus e-mails havia um com o assunto “Projeto de Livro”. Ah, sabem de que editora? Editora Intrínseca. E sabem do que mais? Não era trote.

Então quer dizer que eles queriam conversar sobre um possível livro meu? Nossa. Tudo bem que escrever um livro sempre foi o meu sonho, mas a gente nunca acha que vai realizar o maior sonho da vida aos 22 anos, né? Ou mesmo que será capaz de realizar tal sonho. Essa mania do ser humano de se menosprezar pega, viu… Mas não tive escapatória, tive que encarar a realidade e viajar alguns quilômetros para conversar sobre meu sonho. Resolvi que ia deixar as pretensões em casa e viajar sem elas dessa vez. De decepções, já me bastam as amorosas. Lembro-me de ter chegado à Editora Intrínseca e dito ao meu pai: “Nossa, eles podiam me dar todos esses livros aí, né?” (Eles têm uma prateleira na recepção com uns cem livros, paraíso de qualquer leitor.) E meu pai – mais nervoso do que eu – respondeu: “Para de bobeira, menina. No momento, você tem que pensar no seu livro.” Tá bom, pô. Só queria descontrair o meu estômago, que não parava de se revirar. Ou deixar de lado a minha mania de mexer no cabelo quando fico nervosa. Mas entendo, ele estava mais tenso do que eu. Pai é pai, né?

A reunião? Sei lá. Acho que foi boa, saí de lá atordoada. Sabe quando você está em um lugar, mas na verdade não está? Então, foi mais ou menos assim. Só sei que eu tinha uma tarefa a cumprir: escrever meu projeto de livro e enviar para o “chefão” da Intrínseca aprovar. Já disse que odeio esse verbo – aprovar? Sofri a vida inteira para ser aprovada na escola. Depois para ser aprovada pelas amigas. Um pouco mais tarde, pelos namorados. Até hoje tento conquistar a aprovação dos meus pais. E agora precisava de aprovação para escrever meu livro? Nem é necessário dizer que fiquei dias e noites escolhendo os textos que colocaria nesse projeto. É difícil, porque amo todos os meus textos como uma mãe ama seus filhos. Pedi opinião de pai, mãe, namorado, periquito…  E depois de ler cada texto umas dez vezes, achei todos ruins. Horríveis. Péssimos. Espero que JK Rowling já tenha tido uma crise dessas.

Depois de noites sem dormir e de ataques de drama, enviei o projeto para a editora. Seja o que Deus quiser, e que Ele queira o mesmo que eu, amém. Confesso que depois de enviar senti certo alívio. Minha parte estava feita, se tivesse que ser, seria. E aproveitei o meu fim de ano e as minhas tão desejadas férias, já que a faculdade estava me sufocando mais do que a saudade consegue sufocar um coração. O final desta história vocês já sabem.

Meu projeto foi aprovado. Assinei o contrato com a Intrínseca. E, finalmente, ia escrever o meu livro. Palavras que expliquem o que senti? Não existem. Tive que segurar essa notícia por um bom tempo, e a ansiedade me matava aos poucos. Logo eu, tagarela, ter que guardar um segredo desses. Só podia ser uma ironia do destino.

No dia em que saiu a nota na Folha de S.Paulo  sobre o meu livro, foi como se pela primeira vez eu tivesse a confirmação de que não estava sonhando. Era realidade. Recebi mais de cinquenta e-mails de leitores me parabenizando, sem contar as infinitas mensagens carinhosas no Twitter. Devem ter sido mais de mil! E acho que essa resposta dos meus leitores me deixou mais feliz do que assinar um contrato ou lançar um livro. Saber que minhas palavras fazem bem às pessoas e que elas torcem por minhas conquistas, nossa, isso foi demais.

Acho que um ano nunca demorou tanto a passar. Poxa, ainda é março? Queremos logo 28 de agosto. Queremos lançamento na Bienal do Rio. Queremos espalhar o desapego pelo mundo. Queremos logo o livro Não se apega, não.

Ops. Acho que agora vocês já sabem o título do livro.

Isabela Freitas é autora de Não se iluda, não e de Não se apega, não, o primeiro livro jovem nacional da Intrínseca. Em 2011, começou seu blog, que já soma mais de 130 milhões de visualizações. Estudante de Direito, pretende cursar Jornalismo um dia. Mora com os pais em Juiz de Fora (MG), onde nasceu.

VER TODAS AS COLUNAS

Comentários

30 Respostas para “Diário de Isabela Freitas

  1. Parabéns, Bebela! Vai ser um sucesso 😉

  2. Maneiro, legal dar oportunidades aos escritores nacionais. Principalmente no Juvenil.

  3. Parabéns Isabela!
    Te desejo muito sucesso com o livro, e que sua coluna permaneça aqui por muito tempo : )

  4. Amei, você merece! Com certeza vou comprar.

  5. Adorei a coluna, Isabela Freitas é realmente demais!!! Agosto, chegue logo! Tenho certeza de que todas estão loucas por esse livro!
    E o título não poderia ser outro, né?!
    Arrasa, Bebela!!! 2013 é teu! <3

  6. Olá! Se a coluna e o livro forem bons como esse primeiro texto, já conquistastes uma nova leitora.

    É, essas surpresas boas da vida que não se podem descrever … espero viver algo parecido em breve (:

    ;*
    Sucesso

  7. PARABÉNS BEBELA! Caramba que felicidade! Você merece linda, e quer saber? Do seu livro eu com certeza não vou desapegar <3 haha !

  8. Ai, Bebela, como sempre você é a melhor em tudo! É tão gostoso ver alguém que nós amamos realizar seu sonho! Aiai, um dia realizarei o meu também, o de escrever um livro HAHA (todas temos esse sonho? Poisé.) Conte comigo, Bebela. Estamos aqui pra te ajudar no que precisar! Comprarei o “Não se apega, não!” sim ou com toda certeza do mundo? Amo você <3

  9. Lindaa, parabéns!! Muito sucesso com seu livro, tenho certeza que vai ser muuito bom.

  10. Você não imagina o tamanho do meu orgulho lendo cada palavrinha desse texto. Você merece, Bebela! Você merece o mundo de coisas boas e de muitas realizações. Saiba que estou aqui torcendo muito por você e que sempre estarei. Você é o nosso orgulho. E nem preciso dizer que estou SUPER ansiosa, né?! E que venha dia 28 de Agosto! Love u.

  11. Prefiro sem a vírgula. Mas já tava bem óbvio que o livro teria esse nome, né? Mas eu juro que esperava ser surpreendida.

  12. Adorei o nome do livro, assim como adoro seus textos! Não vejo a hora da Bienal chegar! *-*. Beijos e parabéns!

  13. Não tinha título melhor de livro, Bebela… Sério, ficou ótimo e é a sua cara! hahaha! Parabéns, sucesso sempre pra ti. Te admiro muito!

  14. Ahh, linda Isabela! Pense num livro que vou ler em um único dia! ♥

  15. Parabéns, Bebela! Acompanho seu blog já faz um tempo e tenho certeza de que seu livro será o maior sucesso!

  16. Que feliz por ti, Bebela! Parabéns, certeza que esse livro vai ser um sucesso! Beijo e tudo de bom!

  17. Parabéns, Isabela! Gostei muito da coluna e, com certeza, vou comprar o livro.
    É muito bom ver sonhos realizados, isso nos encoraja a enfrentar os nossos.

  18. KKKK. Adorei o título do livro, estou louca para que chegue logo o lançamento. Parabéns, Isabela. Acho muito legal isso da Intrínseca dar oportunidade aos autores brasileiros, que você seja a primeira de outros autores. E que seu livro faça muito sucesso e que seja o primeiro de muitos.

  19. Já era leitora do seu blog e sempre amei os seus textos, me identifico com cada um deles. Você escreve bem e de um jeito que não é entediante, confesso que não gostava muito de ler, sempre tive preguiça de ler qualquer texto que tivesse mais de 10 linhas. Mas seus textos são ótimos, eu começo a ler e não paro mais. haha… E agora você vai lançar um livro? Eu já estou ansiosa para lê-lo, vamos promover o desapego! Enfim, Isa, eu só quero te parabenizar por todas as suas conquistas e desejo que você alcance todos os seus objetivos. Um grande beijo e sucesso!

  20. Parabéns, lindaa! Aposto que será um sucesso. :*

  21. Como faço para ser uma escritora da Intrínseca? Também quero uma oportunidade como esta. 😉

  22. Parabéns, Bella! Você merece isso e muito mais!

  23. Um tema bastante inovador e que sai do modismo atual, indo para um lado mais realista. Despertou minha curiosidade e já estou com frio na barriga, ansioso para ler seu livro. E o Brasil precisa de nós, Jovens Escritores, para quebrar o clichê de sermos sempre associados a futebol e samba. Temos que mostrar ao mundo que fazemos parte de um povo, que por mais jovens que pareça ser, tem grandes pensadores e escritores. Intrínseca já pode assinar um contrato comigo também, pô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *