Notícias

O maior professor do mundo chega ao Brasil

11 / janeiro / 2013

Salman Khan, o fundador da revolucionária Khan Academy, estará no Brasil a partir desta terça-feira para participar de reuniões com educadores e lançar Um mundo, uma escola, livro em que expõe, pela primeira vez, suas propostas para a educação do futuro. Suas lições em vídeo, assistidas mensalmente por cerca de seis milhões de estudantes do mundo inteiro, estão sendo traduzidas para o português pela Fundação Lemann, em parceira com o Instituto Península e o Instituto Natura. Além dos 400 vídeos já disponíveis no site da Fundação Lemann, a parceria está levando a plataforma educacional idealizada por Khan para as escolas públicas brasileiras.

Educação gratuita, de padrão internacional, acessível para qualquer um, a qualquer momento, em qualquer lugar do planeta: essa é a missão da Khan Academy, organização criada por Salman Khan, ex-analista de fundos de hedge e engenheiro que descobriu a paixão pelo ensino ao dar aulas particulares de álgebra para sua sobrinha, com a ajuda da internet. O que teve início de forma despretensiosa se transformou em um fenômeno mundial. Instigado pelas dificuldades de seus alunos, Khan iniciou uma série de experiências culminando com a criação de videoaulas gratuitas que fizeram inesperado sucesso no YouTube. Hoje já estão no ar mais de 3.600 lições utilizadas por milhões de alunos, pais e professores. As técnicas e os softwares desenvolvidos por Khan estão presentes em um número cada vez maior de salas de aula em todo o mundo, com um sucesso animador.

Em Um mundo, uma escola, Khan repensa os princípios do sistema de educação vigente e imagina como poderia ser o ensino se fosse libertado de um modelo que teve origem há mais de 200 anos. No lugar de massacrantes aulas expositivas e cronogramas rígidos, ele propõe que a sala de aula seja um espaço para autêntica interação, com a valorização do papel do professor. Demonstra que já existem, ao alcance de todos, ferramentas tecnológicas capazes de garantir uma educação de altíssimo nível para todos os estudantes, respeitando os diferentes ritmos de aprendizado e estimulando a criatividade na resolução dos problemas.

Leia um trecho de Um mundo, uma escola, de Salman Khan.

Tags , , , , , .

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *