Notícias

Nate Silver, o gênio que previu a eleição de Obama

13 / novembro / 2012

Pela segunda vez consecutiva, Nate Silver desbancou analistas e comentaristas políticos de todo o mundo ao prever o desempenho das eleições em cada estado norte-americano — foram 49 acertos em 50.  Aos 34 anos, o blog de Silver é responsável por 20% do tráfego do site do New York Times. Seu segredo está desvendado em The Signal and the Noise (ainda sem título em português), não ficção lançada em setembro deste ano que está em segundo lugar na lista de mais vendidos da Amazon e será publicado no Brasil, em 2013, pela Intrínseca.

Formado em economia pela Universidade de Chicago, Silver emprega um sofisticado sistema estatístico em um universo predominado por mera intuição e análises políticas muitas vezes inconsistentes. Em 2002, aos 24 anos, ele criou um programa que prevê o desempenho de jogadores de basebol. A partir deste sistema, revolucionou o estudo sobre o comportamento dos eleitores ao cruzar dados de centenas de levantamentos de institutos de pesquisa com indicadores demográficos e econômicos.

A especialidade de Nate Silver é buscar no universo de 2.5 quintilhão de bytes de dados produzidos diariamente (o ruído) a informação clara, o sinal. Seu sistema, que obrigará os demais analistas a se preocupar mais com probabilidade, pode ser aplicado em tudo: pôquer, xadrez, em esportes e até no aquecimento global.

Comentários

7 Respostas para “Nate Silver, o gênio que previu a eleição de Obama

  1. Qual a previsão para lançamento de O SINAL E O RUIDO de NATE SILVER>

  2. “O sinal e o ruído” será publicado no primeiro semestre. Abraços 😉

  3. Já tem a data exata de lançamento de “O Sinal e o Ruído”?

  4. Já estamos praticamente no final do primeiro semestre e vocês ainda não tem a data de publicação de: o sinal e o ruido, de Nate Silver??

  5. Olá, Joares! “O sinal e o ruído” será publicado no dia 15 de junho. Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *