Destaque, Notícias

O Brasil do futuro: novo livro de Miriam Leitão é a maior aquisição da Intrínseca na Feira de Frankfurt 2012

25 / outubro / 2012

Nada é trivial no Brasil de hoje e das próximas décadas, mas o país superou recentemente adversidades que pareciam intransponíveis na política e na economia. Terá de fazer escolhas decisivas e realizar um projeto para a prosperidade, modernidade e pluralidade num mundo em turbulência e marcado por transições de poder. Quais serão as vias e tarefas a seguir para o encontro com o futuro? Que alianças modernizantes poderá realizar? Quais são as tendências em campos estratégicos? Como isso é vivido pelas famílias?

Essas são algumas das questões investigadas em A história do futuro: o mapa do caminho do Brasil no século XXI, novo livro de Miriam Leitão, jornalista de economia e negócios das Organizações Globo e representada pela agência Villas-Boas & Moss, que acaba de ser adquirido pela Editora Intrínseca na Feira do Livro de Frankfurt — e que tem previsão de lançamento em 2014.

Escrito em linguagem acessível, a partir de reflexões de especialistas e das experiências de vida de brasileiros, A história do futuro dará ao leitor uma visão do que falta fazer e do que está em andamento, além dos perigos e das vantagens do projeto de modernização e crescimento do país.

“O Brasil tem extraordinárias vantagens e atrasos inconcebíveis na busca por seu projeto de prosperidade. É dono da maior biodiversidade do planeta. Tem a mistura ideal de terra, sol e água para a produção de alimentos, e pesquisas de ponta na genética animal e vegetal que suportarão os rigores das mudanças climáticas”, aponta Miriam.

Como pontos adversos, a autora observa questões estruturais: “o ambiente de negócios do país está prisioneiro de um cipoal de regras e gargalos irracionais. Tem uma população ainda jovem, que passará até o fim do século por fortes oscilações demográficas. No ranking educacional do mundo, o Brasil ocupa o vergonhoso 53° lugar”.

Com a expertise de quem noticia economia há mais de 27 anos em várias plataformas de informação — o que lhe valeu o apelido carinhoso de Multi-Miriam por Zózimo Barroso do Amaral —, a autora conjugará conhecimento de ponta e refinamento teórico a um tom de conversa com os leitores sobre temas pungentes como educação, patrimônio natural, democracia e modernização econômica.

Miriam Leitão é jornalista brasileira especializada na cobertura de assuntos econômicos e de negócios, e referência em diversas mídias das Organizações Globo: colunista diária do jornal O Globo e do Globo Online, apresentadora de programa no canal a cabo GloboNews, além de comentarista na TV Globo e da rádio CBN. Vencedora de vários prêmios, entre eles o Maria Moors Cabot Prize, da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia. Seu último livro, A saga brasileira, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria reportagem, teve mais de 100 mil exemplares vendidos e figurou por 20 semanas nas principais listas de best-sellers nacionais.

A VBM Agência e Consultoria Literária, com escritórios no Rio de Janeiro, em Nova York e Atlanta, representa autores de ficção e não ficção, e também catálogos de editoras e agências literárias nos Estados Unidos e na Europa. Em um mercado em expansão e constante mudança como o brasileiro, o primeiro objetivo da VBM é a valorização social da obra literária e do escritor. www.vbmlitag.com

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *