Notícias

Como ter um bilhão de amigos

4 / outubro / 2012


Nesta quinta-feira, Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook superou a marca de 1 bilhão de usuários. Acessada por uma em cada sete pessoas no planeta, a rede social registra diariamente 3,2 bilhões de “curtir” e de comentários. Com 54 milhões de membros, o Brasil é um dos cinco países com o maior número de conexões.

A trajetória do Facebook e a criação de um mito são reveladas sob pontos de vista antagônicos em duas leituras indispensáveis. De um dormitório estudantil a Palo Alto, a história contada por Eduardo Saverin foi a centelha para que Ben Mezrich apresentasse ao mundo os bastidores da origem da rede e a ambígua personalidade de Zuckerberg. Entre a genialidade e o mau-caratismo, o perfil de Zuckerberg retratado em Bilionários por acaso: a criação do Facebook  foi imortalizado pelo cinema no premiado A Rede Social.

Já em O efeito Facebook, de David Kirkpatrick, Mark Zuckerberg conta a sua própria versão, endossada pelos principais executivos da empresa. Ex-editor sênior de Internet e tecnologia da revista Fortune, o autor analisa o impacto do site na vida social de adolescentes e de adultos no mundo inteiro e mostra como o jovem de 19 anos recusou-se de forma categórica a comprometer suas ideias e proclamou que o Facebook dominaria a comunicação na Internet.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *