Notícias

DIA DA ESTHER, UM DIA DEDICADO AO AMOR E À FAMÍLIA

2 / agosto / 2012

Ainda que a data comemorativa não conste no calendário, 3 de agosto é um dia especial para milhares de crianças e adolescentes de todo o mundo: é o Dia da Esther, dedicado ao amor e à família, uma homenagem à Esther Earl, uma garota de dezesseis anos que perdeu a batalha contra o câncer em 2010. Ela passou a ser conhecida na internet quando chamou a atenção de John Green, escritor best-seller e fundador da Nerdfighteria, uma comunidade on-line internacional de jovens que se dedicam a discutir temas como a paixão pela leitura e a vontade de tornar o mundo um lugar melhor.

Com um tumor nos pulmões, ligada a tubos de oxigênio para respirar, Esther encarava as dificuldades da doença que abreviou seus dias com muita doçura e bom humor. Com vídeos divertidos em seu canal do YouTube, o cookie4monster4, ela conquistou amizades a muitos de quilômetros de distância, encantando milhares de pessoas com seu carisma e sorriso com covinhas. Inclui-se aí o amigo mais famoso, que dedicou a ela o livro A culpa é das estrelas, publicado em mais de 30 países.

Entretanto, a relação de John Green com pacientes terminais começou antes de o autor conhecer Esther. Em 2000, após se formar em língua inglesa e estudos religiosos, ele passou cinco meses trabalhando como capelão voluntario em um hospital infantil de Chicago. Da experiência de conviver com crianças e adolescentes doentes e suas famílias surgiu a vontade de escrever um romance sobre a temática; mas John teve dificuldades em fazer isso sem que a narrativa se tornasse sentimentalista demais.

Até encontrar as palavras certas — ou melhor, a inspiração certa —, foram dez anos de trabalho. No intervalo, escreveu Quem é você, Alasca?, em 2005, An Abundance of Katherines, em 2006, Paper Towns, em 2008, e mais dois livros em parcerias com outros autores. Então, conheceu Esther. “Ela era inteligente, engraçada e uma pessoa muito carismática. Eu não poderia ter escrito A culpa é das estrelas se eu não tivesse encontrado uma adolescente que fosse tão altruísta quanto Esther.”

Em A culpa é das estrelas, John Green narra o romance de dois adolescentes que se conhecem em um Grupo de Apoio para Crianças com Câncer. Hazel é uma paciente terminal cuja vida vem sendo prolongada por uma nova droga. Augustus jogava basquete até perder uma perna para o osteossarcoma. Como Hazel, Gus tem ótimo senso de humor e gosta de brincar com os clichês do mundo do câncer — a principal arma dos dois para enfrentar a doença que lentamente drena suas vidas. Inspirador, corajoso, irreverente e brutal, é a obra mais ambiciosa e emocionante de John Green, sobre a alegria e a tragédia que é viver e amar.

Leia também:

John Green: o autor 3.0
Fan arts de A culpa é das estrelas
Surpresa de John Green para os leitores e nerdfighters brasileiros
#GrifeiNoJohnGreen
A culpa é do John Green!

Comentários

2 Respostas para “DIA DA ESTHER, UM DIA DEDICADO AO AMOR E À FAMÍLIA

  1. Linda a história da Esther, encarando com alegria, determinação e fé, as circunstâncias que vivia. Parabéns ao John Green, pela dedicação e cuidado, e sensibildade ao escrever sobre um tema tão delicado e envolvente, e por dedicar o livro a Esther. Agora deu mais ainda vontade de ler. Deus os abençoe!!!

  2. Maravilhoso como John Green conseguiu colocar em palavras toda a emoção nessa história, é apaixonante tanto a obra quanto o carisma dessa garota Esther Earl por quem ele se inspirou, como a história dela nos mostra o que é lutar tentando manter o sorriso em cada dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *