Notícias

John Green: o autor 3.0

16 / julho / 2012

Um dos escritores mais queridos pelo público jovem e igualmente festejado pela crítica americana, John Green conseguiu uma façanha invejável por muitos autores best-sellers mais experientes: meses antes de concluir seu livro mais recente,  A culpa é das estrelas, recém-lançado pela Intrínseca, já ocupava o primeiro lugar na Amazon.com e na Barnes and Noble.com. O boca-a-boca nas mídias sociais, que colaborou para o feito, começou numa terça-feira, quando ele anunciou o título do novo livro no Twitter para mais de 1,2 milhão de seguidores, no Tumblr e no fórum YourPants.org. Uma hora depois, Green prometeu autografar todos os exemplares comprados na pré-venda – e assim o fez, assinando 150 mil livros – e leu um trecho da história, antes de ser publicada, no “Vlogbrothers”, seu canal do YouTube, um dos projetos de vídeo on-line mais populares do mundo.

John Green, premiado autor de apenas 35 anos, tem uma forte presença na internet desde 2007, quando deu início ao projeto “Brotherhood 2.0” com o irmão, Hank. Os dois se propuseram a substituir toda a comunicação textual entre eles por vídeos no YouTube, disponíveis para o público. Foi então que surgiu o movimento on-line “Nerdfighteria”: uma comunidade de jovens socialmente engajados e formadores de opinião, que se dedicam a discutir temas levantados nos vídeos dos irmãos Green, como o amor pela leitura, pelo conhecimento e a vontade de tornar o mundo um lugar melhor. Após o fim do “Brotherhood 2.0”, John e Hank criaram o “Vlogbrothers”, que hoje contabiliza mais de 235 milhões de visualizações em mais de 950 vídeos postados no canal.

Essa quantidade impressionante de fãs dos vídeos dos irmãos Green deu origem, naturalmente, a um número expressivo de leitores das obras de John – muito deles empenhados na divulgação de seus livros. Para o aguardado lançamento de A culpa é das estrelas no Brasil, a Intrínseca fechou uma parceria com nove blogs literários que, por sete dias, publicarão postagens diversas sobre a origem do livro, curiosidades, personagens, história do autor, resenhas, entre outros assuntos – uma forma de usar as mídias sociais como holofote para dar aos leitores algo além do conteúdo do livro.

No primeiro dia da Semana John Green, 16 de julho, a hashtag #CulpaDoJohnGreen atingiu os Trend Topics no Twitter em algumas das principais cidades brasileiras e mereceu até um elogio do próprio autor: “a hashtag started by my awesome Brazilian publisher to celebrate The Fault in Our Stars’s release, is trending in Brazil. I love Brazil.”

Publicado em janeiro nos Estados Unidos, A culpa é das estrelas figura a lista de best-sellers do The New York Times há 26 semanas, com 407 mil exemplares vendidos por lá. Os direitos de publicação do título foram negociados em 32 países e a adaptação cinematográfica ficará a cargo da Fox 2000.

Leia também:

Texto de John Green em homenagem ao Dia da Esther
Dia da Esther: um dia dedicado ao amor e a família
Vídeo especial de John Green para os leitores brasileiros
A culpa é do John Green! – Texto de Renata Pettengill, tradutora de A culpa é das estrelas
Citações “intrínsecas” de A culpa é das estrelas
Fan arts de A culpa é das estrelas
Viu algum exemplar de A culpa é das estrelas por aí?
A culpa é das estrelas: um livro sobre a alegria e a tragédia que é viver 

Comentários

7 Respostas para “John Green: o autor 3.0

  1. Muito legal o perfil! Só uma pequena correção: Nerdfighteria é o nome da comunidade de fãs do John e do Hank Green. Nerdfighter é o fã que participa da Nerdfighteria. Nenhum dos dois é um termo exclusivamente brasileiro 🙂

  2. Parabéns pelo ótimo artigo! Achei muito boa a descrição de algumas das coisas awesome que o John faz e fez e a introdução da Nerdfighteria. Só duas correções: Trending Topics (não Trend Topics) e que Nerdfighteria não é a versão brasileira da palavra Nerdfighters como se deu a entender. Em inglês mesmo, se fala Nerdfighteria pra se referir à comunidade e Nerdfighters pros indivíduos participantes dela.

    DFTBA!

  3. Agradecemos a colaboração, pessoal! 🙂

  4. Ouvi e li maravilhas sobre este livro. Tô morrendo de vontade de ler também. Parabéns pelo trabalho.

  5. seria legal se junto com a matéria, se divulgasse os blogs com seus respectivos endereços.

  6. julho 6, 2014 às 4:28 am
    Jhon
    Terminei de ler o livro, e estou completamente com raiva… Obviamente gostei de você ter tido uma grande inspiração como a querida Esther Earl mas o que me deixou nesse estado que me encontro agora é como você pôde simplesmente ser igual o Van Houten.
    A história em si é linda pois agora não paro de escutar a música All Of The Stars, fiquei triste por o Gus ter morrido antes dela mas a fazendo aceitar as escolhas dela mesmo depois da morte. Ele queria ser lembrado e será não só em um simples pedaço de papel ou em imaginações de algumas pessoas que por um tempo serão apagadas mas sim por grandes pessoas que se emocionaram e se apaixonaram pela história. Estou com raiva mesmo assim, não gostei do que o Van Houten fez em ” Aflição Imperial” e de você estar fazendo o mesmo… Minhas perguntas são.
    A Hazel ela morre? A quanto tempo depois da morte de Gus? E os pais dela ficaram juntos? Ele virou um alcoólatra? A mãe dela conseguiu ser um Patrick melhor que o verdadeiro? E Isaac conseguiu seguir em frente depois da perda de sua amada e do seu grande e melhor amigo?

    Atenciosamente Alana
    P.S : Espero que não seja igual ao Van Houten

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *