Destaque

1ª Turnê Intrínseca: fotos e texto de Heloiza Daou

15 / maio / 2012

Nós aqui da Intrínseca resolvemos arrumar a mochila e partir para uma turnê pelo Brasil. O motivo? Conhecer e interagir com nossos fãs, blogueiros, novos autores e amantes da literatura espalhados pelo país. Veja as fotos da 1ª Turnê Intrínseca – uma série de eventos realizados em 9 cidades durante os meses de abril, maio e junho de 2012, em parceria exclusiva com a Livraria Saraiva – e  leia o texto de  Heloiza Daou sobre as experiências que ela trouxe na bagagem, de volta ao Rio de Janeiro.

Marketing se aprende na estrada

Por Heloiza Daou*

Foram 5 fins de semana, mais de 30 horas de viagem, 27 horas de eventos, 25 tipos de brindes e quase 1.000 pessoas. Quando decidi colocar a mochila nas costas e partir pelo Brasil, não imaginei quantos números iriam aparecer na minha frente e o quanto eles modificariam a estrutura dos eventos já há tanto tempo estabelecida, colocando a Intrínseca em outro patamar no que diz respeito ao relacionamento com os fãs.

Desde o fenômeno Crepúsculo, nós apoiamos os encontros feitos pelos fãs. Sempre gostamos de acompanhar o processo, confeccionar os brindes, receber os roteiros e os relatórios com fotos. Mas com o tempo percebemos que os eventos estavam muito iguais, e surgiu a vontade de nos envolvermos ainda mais, participando, vendo de perto. Como atender a esse desejo mantendo os fã-clubes envolvidos? Não houve outro jeito — ainda bem. Sair da comodidade do escritório para encontrá-los, viajar horas, apresentar os lançamentos, vídeos, ideias. Compartilhar nossos triunfos, dificuldades, bastidores das publicações, curiosidades. E, em troca, ser recebida por cerca de 100 pessoas em cada cidade: crianças, jovens e adultos, fãs, autores, vendedores e livreiros — todos, sem exceção, interessados e atentos.

E como aprendi. Com os detalhes e as características de cada canto a gente cresce e entende melhor realidades tão diferentes. Seja com a maturidade das meninas de Recife, tão novas e competentes conduzindo as atividades; o incrível — e impossível — caça-palavras do pessoal de Fortaleza; a paixão das meninas de Brasília pelo John Green; a energia e os sorrisos de todos de Salvador; os gritos para responder o quiz em Manaus; o público enorme em Belém; a caracterização de O circo da noite em Porto Alegre; as camisetas laranja no Center Norte, em São Paulo; e a felicidade e a presença dos fãs no Rio.

Todos tão iguais na paixão pela literatura e ao mesmo tempo tão diferentes. Entendo mais claramente que não adianta estabelecer o que funciona no Sudeste como parâmetro para o restante do país. E não é porque uma campanha funcionou em Fortaleza que ela também vai funcionar no Recife ou em qualquer outra cidade do Nordeste. Não há teoria de divulgação e/ou marketing que se compare ao olho no olho e ao contato pessoal, como ocorreu nas brincadeiras e disputas aos claros risos na alegria de nove tardes das quais tive a honra e o prazer de fazer parte.

Fica aqui meu agradecimento a todos que foram, comentaram, participaram, escreveram, perguntaram, reclamaram ou que simplesmente estavam lá e me receberam de portas e braços abertos: Recife, Fortaleza, Brasília, Salvador, Manaus, Belém, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Essa Turnê não teria sido possível sem o apoio e a presença dos fãs. Registro aqui a alegria e a satisfação de um projeto que se tornou um sucesso graças a vocês e confirmo o compromisso — há muito já firmado — de nos revermos em breve. Muito em breve.

Obrigada. 🙂

*Heloiza Daou é Gerente de Marketing da Intrínseca

Recife, dia 28/04

 

Fortaleza, dia 29/04

 

Brasília, dia 11/05

 

Salvador, dia 12/05

 

Manaus, dia 19/05

 

Belém, dia 20/05

 

Porto Alegre, dia 26/05

 

São Paulo, dia 27/05

no images were found

 

Rio de Janeiro, dia 02/06

no images were found

Comentários

15 Respostas para “1ª Turnê Intrínseca: fotos e texto de Heloiza Daou

  1. E também pro TO! u.u *———–*

  2. Não se esqueçam de Curitiba por favor!!!!!!!!!

  3. Nossa que lindo Helô. Adoramos a ideia da turnê. Compramos a ideia de vocês e foi uma compra muito bem sucedida. Adoramos te receber. Espero que vocês nos visitem sempre. Que essa turnê seja a primeira de muitas. E que continue tão bem sucedida. Bjs.

  4. Eu sou de São Paulo e compareci a 1ª Turnê Intrínseca no shopping Center Norte. Devo confessar que eu sou uma frequentadora assídua de eventos relacionados a literatura. Eventos de lançamentos ou encontros de fãs eu sempre tento estar presente e pra falar a verdade essas são os momentos de diversão que eu mais curto, e a Turnê Intrínseca não foi diferente, pelo contrário, foi ainda melhor. As vezes, nós fãs temos um pouco a ideia de que uma editora não se importa com os fãs ou com os livros, apenas para ganhar dinheiro, mas se eu alguma vez tive essa ideia sobre a intrínseca, com certeza acabou naquele dia. Ver a Helô falando dos livros de uma forma tão carinhosa, uma forma que nós fãs realmente falamos de uma série que nós amamos realmente me tocou. É legal ficar sabendo que quem esta do outro lado também tem o mesmo carinho, amor e cuidado que nós temos pelos nossos livros e que pensa em nós ao fazer um lançamento e até mesmo em fazer brindes. Eu já adorava a Intrínseca antes e agora com certeza gosto mais por saber que não estamos lidando apenas com uma empresa, mas com fãs trabalhando para nós levar cada vez mais para novos lugares fantásticos. Estou muito ansiosa pela 2ª Turnê Intrínseca. Com certeza minha presença é mais do que garantida.

  5. Eu sou de Teresina – PI e aqui não teve evento, mas com a graça de ter família em Belém, fui parar lá. ^^
    Peguei bem pouquinho do evento, mas o que vi foi maravilhoso.
    Helô, você é uma fofa! E muito paciente tirando tantas fotos e falando com cada um individualmente.
    Espero que a Intrínseca passe por Teresina em uma próxima oportunidade. Garanto que vocês serão muito bem recebidos aqui. =)

  6. É uma pena que não tenha dado para eu acompanha-lós, estava em período de provas, mas estou tão triste por não ter ido,,, Eu espero que vocês divulguem uma segunda turnê e que nessa segunda Salvador e Aracaju estejam nessa, pelas fotos, parece que tudo foi fantástico Como sempre a minha editora favorita Intrínseca, arrasou!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *