Sem categoria

Um dia e Precisamos falar sobre o Kevin no Festival do Rio 2011

4 / outubro / 2011

Entre os dias 6 a 18 de outubro, os cinemas do Rio recebem o maior festival da América Latina. Dentre os 350 filmes selecionados para esta edição, destacamos duas estreias aguardadíssimas: as adaptações dos romances Precisamos falar sobre o Kevin, de Lionel Shriver, e Um dia, de David Nicholls.

A versão da diretora escocesa Lynne Ramsay para o romance homônimo de Shriver causou impacto logo em sua estreia: a mostra competitiva do Festival de Cannes deste ano. Escalado também para o Festival de Toronto, críticos mundo afora se renderam às atuações de Ezra Miller e de Tilda Swinton, respectivamente nos papeis de um adolescente responsável por um massacre na escola e sua mãe que, atordoada pelas atitudes do garoto, reflete sobre a maternidade e questiona o inquestionável: é possível odiar o próprio filho? O filme, que ainda conta com John C. Reilly como o pai de Kevin, tem previsão de chegada ao circuito nacional em 2012.

Já a estreia da adaptação de Um dia, cujo roteiro é assinado pelo próprio David Nicholls, está bem mais próxima: será em 2 de dezembro. No entanto, os ansiosos para conferir as atuações de Anne Hathaway e Jim Sturgess como o inesquecível casal Emma e Dexter poderão assistir as primeiras projeções da versão dirigida por Lone Scherfig (Educação) já em 7 de outubro.

Confira abaixo a programação e os detalhes das duas produções:

WE NEED TO TALK ABOUT KEVIN
(We Need to Talk About Kevin)
de Lynne Ramsay. Com Tilda Swinton, John C. Reilly, Ezra Miller, Ashley Gerasimovich, Jasper Newell. Reino Unido, 2011. 110min.

Eva é uma mulher bem-sucedida e tem uma vida feliz com seu marido, Franklin. Quando eles decidem ter um filho, ela deixa sua carreira de lado para cuidar do menino. Mas desde muito pequeno, Kevin se mostra uma criança difícil, que despreza todos ao seu redor, além de ter um relacionamento complicado com a mãe. Aos 15 anos, ele comete um ato irreparável de violência, destruindo a vida da família. Eva começa então a analisar sua vida, questionando sobre sua parcela de culpa pelas atitudes do filho. Baseado no romance homônimo de Lionel Shriver. Competição do Festival de Cannes 2011.
Panorama do Cinema Mundial – 16 anos

Estação SESC Rio 1 (antigo espaço de cinema 1)
Quinta-feira, dia 13/10, com exibição às 17h e às 21h30.

Estação SESC Ipanema 2
Sábado, dia 15/10, com exibição às 15h30 e às 19h50.

Estação Vivo Gávea 2
Segunda-feira, dia 17/10, com exibição às 13h40 e às 20h10.

UM DIA
(One Day )
de Lone Scherfig. Com Anne Hathaway, Jim Sturgess, Romola Garai, Patricia Clarkson, Ken Scott. Estados Unidos, 2011. 108min.

Emma é uma jovem sonhadora que quer mudar o mundo. Dexter é um rapaz de família rica que só quer se divertir. Depois de passarem o dia 15 de julho de 1988 juntos, os dois começam uma amizade que irá se estender por suas vidas. Nos 20 anos seguintes, momentos importantes da relação são revelados, sempre nessa mesma data, 15 de julho. Eles passam por etapas importantes de seus amadurecimentos pessoais na companhia um do outro e separados. Aos poucos, eles percebem que o que buscam está bem mais perto do que imaginam. Baseado no romance de David Nicholls.
Panorama do Cinema Mundial – 14 anos

Kinoplex Leblon
Sexta- feira, dia 7/10, com exibição às 14h e às 19h.

Kinoplex Tijuca
Sábado, dia 8/10, com exibição às 16h30 e às 21h30.

Roxy
Domingo, dia 9/10, com exibição às 16h30 e às 21h30.

Cinemark Downtown
Terça- feira, dia 11/10, com exibição às 14h e às 19h.

Confira a programação completa do Festival do Rio 2011.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *