A segunda pátria

Miguel Sanches Neto

O livro

Às vésperas da Segunda Guerra Mundial, Getúlio Vargas alia-se ao Terceiro Reich.

No cenário alternativo criado por Miguel Sanches Neto, o país se alinha ao Eixo. Como parte do acordo, é estabelecido que os estados do sul, com grande presença de descendentes de alemães, podem pôr em prática os princípios do nazismo. Em Blumenau (SC), à medida que a saudação Heil Hitler se torna corriqueira, o engenheiro Adolpho Ventura convive atônito com o progressivo cerceamento de sua liberdade. Seu crime é ser negro e pai de uma criança mestiça. Na mesma cidade, desenrola-se a trajetória de Hertha, jovem sedutora que encarna todos os predicados da superioridade ariana. A ela é confiada uma misteriosa missão. Com violência e sensualidade, o autor revela uma paixão proibida, enquanto subverte os fatos para criar um Brasil que não está nos livros de história, mas que nem por isso deixa de ser assustadoramente plausível.

O autor

Nascido em Bela Vista do Paraíso, no interior do Paraná, é autor de seis romances, além de livros infantojuvenis, contos e ensaios. Foi finalista dos principais prêmios literários do país, tendo recebido, entre outros, o Prêmio Cruz e Sousa (2002) e o Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Doutor em Teoria Literária pela Unicamp, exerceu a crítica literária nas principais publicações brasileiras, atuando no momento como professor do curso de Letras da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Miguel Sanches Neto

Linha do tempo

Anteriores
1934
1935

A Lei de Segurança Nacional é sancionada pelo presidente Getúlio Vargas em 4 de abril. Em julho é transmitido pela primeira vez o programa de rádio A Hora do Brasil, posteriormente obrigatório em todo o país. O estado de sítio em todo país é aprovado pelo Congresso Nacional.

Um grande número de jovens brasileiros ligados à Juventude Hitlerista começa a estagiar na Alemanha.

1936
1937

Um dos chefes da revolta comunista, Luis Carlos Prestes é condenado a 16 anos de prisão. A quarta Constituição brasileira é outorgada por Getúlio Vargas, iniciando o Estado Novo. O presidente assina o decreto-lei, que extingue todos os partidos políticos no país.

Por todo o Sul do Brasil, surgem acampamentos para jovens em lugares afastados para o culto da raça ariana, colocando em prática uma política de negação dos judeus, dos negros e dos índios.

1938

Getúlio Vargas assina um tratado em que o terceiro Reich se compromete a fazer grandes investimentos na indústria brasileira, exigindo, como contrapartida, que as leis de Nuremberg sejam respeitadas nos municípios onde a maioria seja alemã.

1939
1940

Getúlio Vargas assina o decreto que institui o salário mínimo no país. O presidente aprova ampla colaboração militar entre o Brasil e os Estados Unidos, e afirma sua neutralidade na guerra.

Criação de campos de isolamento em fazendas e fábricas no Sul do Brasil, com o trabalho escravo de negros e índios. Unificação do integralismo e do fascismo ao grande movimento nazista que se instaura no país.

1941
1942

O Brasil rompe as relações diplomáticas com Alemanha, Japão e Itália. Em agosto, Getúlio Vargas assina o decreto-lei que determina estado de guerra em todo o território. O cargueiro brasileiro Rio Branco ataca um submarino alemão em 28 de outubro.

Uma guerra civil se inicia para que as forças nacionalistas do Brasil, comandadas por Oswaldo Aranha e com o apoio dos Estados Unidos, bombardeiem os núcleos nazistas e liberte a população escravizada.

1943
Próximas

Personagens

Negro e filho de trabalhadores pobres, teve acesso aos estudos depois de ter sido apadrinhado por uma família alemã. Engenheiro da prefeitura de Blumenau, mora em uma casa própria com seu filho mestiço enquanto o nazismo ganha força no Sul do Brasil.

No universo ficcional de A segunda pátria, o líder do Estado Novo alia-se ao Eixo em troca de investimentos na indústria brasileira. Com esse acordo, os princípios do nazismo passam a ser praticados no Sul do Brasil, onde há grande presença alemã.

Jovem pianista que aparentemente encarna todos os predicados da superioridade ariana. Sedutora, a ela é confiada uma misteriosa missão em Porto Alegre, cujas consequências afetam seu destino para sempre.

Filho de ex-escravos, é o responsável direto pela segurança pessoal de Getúlio Vargas durante o Estado Novo. Mantém estreita relação com o presidente, a quem conhece desde a juventude, no Rio Grande do Sul.

A hora do Brasil

Na realidade ficcional de A segunda pátria, a programação de A Hora do Brasil era bem diferente.

Ouça os episódios e veja como poderia ter sido a nossa história.