Um cão chamado Jimmy

Rafael Mantesso

O cão que virou sensação na internet e no mundo da moda

Jimmy Choo é um bull terrier branco com as orelhas avermelhadas. Não era o mais ágil da ninhada, mas tomou a iniciativa de escolher como dono o publicitário Rafael Mantesso. Com o fim de seu casamento, Rafael se viu num apartamento vazio, exceto pela presença de Jimmy, e percebeu que estava cercado de um amor incondicional. Espantou a melancolia e redescobriu o prazer de desenhar, usando seu traço para transformar seu parceiro inseparável em modelo para fotos bem-humoradas, cheias de referências pop e clicadas com estilo despojado e inconfundível. Nelas, Jimmy pode fazer qualquer coisa: pratica surfe, vira equilibrista, contracena com estrelas de cinema, transforma-se num perigoso tubarão e até no Super-Homem.

As imagens foram parar no Instagram e conquistaram milhares de fãs no mundo inteiro, entre eles o ator americano Ashton Kutcher, que divulgou as fotos. Em pouco tempo, Rafael Mantesso e Jimmy Choo se transformaram em astros, despertando a atenção de veículos estrangeiros como The Huffington Post, USA Today e Daily Mail — foram, inclusive, matéria de capa no britânico The Times. O simpático bull terrier inspirou uma linha de produtos criados pela grife de acessórios Jimmy Choo.

Rafael Mantesso nasceu em 1983 em Carangola, Minas Gerais. Publicitário,escreveu por seis anos o blog Marketing na cozinha e, junto com o chef Alex Atala, é cofundador do Instituto ATÁ, que promove a cozinha, os ingredientes brasileiros e o meio ambiente. Com centenas de milhares de seguidores no Instagram, Rafael e Jimmy Choo despertaram a atenção da mídia no mundo inteiro. Um cão chamado Jimmy é o seu primeiro livro.

Jimmy Choo é o bull terrier de Rafael. Ele nasceu em Belo Horizonte e adora bolinhas, ossos, fones de ouvido e um velho cobertor cinza.