Vídeos

Livros versus E-books

Aprenda a comprar e ler e-books

Dúvidas frequentes

Também conhecido como livro digital ou livro eletrônico, é um texto em mídia digital que pode ser lido em computador, e-reader, tablet e smartphone. Geralmente, se apresenta nos formatos EPUB, PDF e mobi/AZW (este último é o padrão da Amazon), entre outros.

Busque o título do e-book desejado no catálogo da Intrínseca e escolha a livraria digital de sua preferência dentre as listadas. Se preferir, procure o livro diretamente no catálogo da livraria digital em que você mais confia.Nossos e-books estão disponíveis nas seguintes lojas:
Saraiva (EPUB e PDF)
Kobo (EPUB)
Livraria Cultura (EPUB)
Gato Sabido (EPUB e PDF)
Iba (EPUB e PDF)
Positivo Alfa (EPUB e PDF)
Livraria da Travessa (EPUB e PDF)
Google Livros (EPUB e PDF)
Amazon (AZW e KF8)
Apple (EPUB e iBooks)
Buqui (EPUB e PDF)
eBookCult (EPUB e PDF)
Livrarias Curitiba (EPUB e PDF)
Saber e ler (EPUB e PDF)

Com o Adobe Digital Editions
1. Instale o programa Adobe Digital Editions através do link;
2. Crie sua ID da Adobe. Este procedimento precisará ser feito apenas uma vez;
3. Após concluído o cadastro, clique no link informado pelo Adobe Digital Editions para a instalação do programa;
4. Depois de concluída a instalação, procure o título desejado na livraria digital de sua preferência e clique no link informado para fazer o download do e-book;
5. O Adobe Digital Editions reconhecerá o seu e-book, que automaticamente será armazenado em sua biblioteca digital;
6 . Acesse a biblioteca digital do Adobe Digital Editions para ler o seu e-bookCom aplicativos de livrarias digitais
Algumas lojas disponibilizam aplicativos próprios, como a Amazon, a Kobo, o Iba e a Google Livros, entre outras, e não exigem a instalação do Adobe Digital Editions. Através deles, você poderá comprar e ler seus e-books, que ficarão armazenados na biblioteca digital do aplicativo. Procure o título desejado no catálogo e siga os procedimentos para o download do livro.

Com e-readers associados a livrarias digitais (ex: Kindle e Kobo)
Alguns e-readers são associados a livrarias digitais, como o Kindle e o Kobo, entre outros. Pelo próprio aparelho, você acessa a internet (através de wi-fi ou 3G), realiza a pesquisa por títulos no catálogo da loja e efetua a compra. Imediatamente após o pagamento, o e-book começa a ser baixado para o dispositivo, e permanece armazenado nos servidores das lojas. Por isso, mesmo que você perca seu aparelho, não perderá seus e-books, que estarão salvos nas lojas.Com e-readers NÃO associados a livrarias digitais (ex: Cool-er e Positivo Alfa)
1. Baixe o e-book em seu computador seguindo as instruções do item anterior;
2. Conecte o seu e-reader ao computador;
3. O Adobe Digital Editions solicitará uma autorização do e-reader através de sua Adobe ID. Faça o login com sua ID da Adobe e autorize;
4. Arraste o livro da biblioteca digital do Adobe Digital Editions para o ícone do seu dispositivo, que será reconhecido pelo programa após ter sido conectado ao computador;
5. Desconecte o dispositivo do computador e seu e-book estará pronto para leitura!

Quase todas as livrarias digitais disponibilizam aplicativos próprios (para dispositivos com sistemas da Apple e para Android) para a leitura de e-books comprados em suas lojas, como os apps da Saraiva, do iBooks, do Kindle, da Kobo, do Iba e da Google Livros, entre outros. Mas há também aplicativos que não são diretamente ligados a qualquer loja, como, por exemplo, Bluefire, Aldiko e Moon+ Reader, e que podem ler e-books comprados em lojas que utilizam o DRM Abobe, como quase todas as nacionais (Livraria Cultura, Saraiva, Mundo Positivo, etc) e algumas internacionais, como, por exemplo, a Kobo. Procure o título desejado no catálogo do aplicativo ou do site de sua preferência e siga os procedimentos para download do livro.
DRM significa Digital Rights Management (gerenciamento de direitos autorais) e é utilizado para garantir que um e-book pertença somente a uma pessoa e não possa ser copiado ilegalmente. Esse gerenciamento permite que as leis de proteção aos direitos autorais sejam respeitadas e os autores e editoras sejam devidamente compensados.
Os e-books da Intrínseca podem ser lidos em computador, leitor de livro digital (e-reader), tablet e smartphone.
Os e-books da Intrínseca estão disponíveis no formato EPUB, mobi/AZW (Amazon) e em PDF.
EPUB (electronic publication – publicação eletrônica) é um padrão internacional livre e aberto para e-books, definido pela IDPF (International Digital Publishing Forum).A grande vantagem do formato EPUB é que ele se adapta dinamicamente a cada tela dos diversos dispositivos que o leem. É um formato fluido, pois permite que o leitor modifique a visualização do e-book (aumentando ou diminuindo o tamanho da fonte, por exemplo, ou mesmo escolhendo a fonte com que o texto é exibido) da maneira que achar mais agradável.

PDF (Portable Document Format – formato de documento portátil) é um formato de arquivo criado pela Adobe Systems para que os documentos sejam facilmente transmitidos, vistos e impressos de forma segura e precisa. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens.
AZW é um formato de e-book usado exclusivamente pelo leitor digital Kindle, da Amazon, e é compatível com os aplicativos do Kindle para computadores, smartphones e tablets. É originalmente o formato mobi alterado pela Amazon de forma que só possa ser lido em seus aparelhos.
Não. Uma vez que o download do e-book já tenha sido feito (e para isso você precisará de conexão com a internet), ele ficará armazenado em sua biblioteca digital − seja no Adobe Digital Editions, no aplicativo da loja em que você comprou o e-book (computador ou tablet) ou no seu e-reader (leitor de livro digital).
Após o download, o e-book ficará armazenado em sua biblioteca digital − seja no Adobe Digital Editions, no aplicativo da loja em que você comprou o e-book (computador ou tablet) ou no seu e-reader (leitor de livro digital) – e você poderá acessá-lo a qualquer momento.