Bastidores

Como está a produção de alguns dos títulos mais aguardados de 2012

 

Além do lançamento do primeiro livro nacional da Intrínseca, o ano de 2012 prevê um crescimento de 20% da quantidade de títulos publicados. Se em 2011 a editora lançou 50 obras, o primeiro semestre do ano que se avizinha já contabiliza 34 lançamentos previstos. Entre os mais aguardados estão A visita cruel do tempo (A Visit from the Goon Squad)romance que rendeu a Jennifer Egan o Pulitzer de ficção em 2011, e livros infantojuvenis de grande sucesso, como O filho de Netuno, segundo volume da série Os heróis do Olimpo, do ex-professor de história Rick Riordan.

Direto do front, preparamos uma incursão à produção de alguns desses livros. Além de saciar a curiosidade dos leitores a respeito das datas de publicação, explicaremos cada uma das etapas do ciclo de produção, oferecendo um panorama de como um livro é feito. (Veja a galeria de fotos.)

Aguardado ansiosamente por milhares de fãs brasileiros, O filho de Netuno narra as aventuras dos semideuses Jason, Piper e Leo no Acampamento Meio-Sangue e retoma a grande questão de O herói perdido: o que aconteceu com Percy Jackson? Com lançamento marcado para a primeira quinzena de maio, o livro está em tradução, fase que costuma despertar a curiosidade dos leitores mais apaixonados. Momento fundamental durante o processo de publicação de um livro estrangeiro, a tradução de qualquer idioma para o português é encomendada a um tradutor escolhido de acordo com o perfil do livro e realizada sob a orientação do editor. Após a tradução, a obra segue para preparação, em que é feita a revisão da tradução, frase a frase, com o original estrangeiro ao lado. Essa etapa é essencial para evitar que o texto fique truncado, com frases ou expressões muito literais, o chamado tradutês.

Um dos títulos mais concorridos da Feira de Frankfurt do ano passado, O circo da noite (The Night Circus), de Erin Morgenstern, ganhará sua edição nacional em março. A história sobre dois aprendizes de mágico, ambientada no final do século XIX, está na preparação interna, em que todo texto é relido e adequado ao padrão da editora. Nesse período, também são definidos o projeto para a capa e o título. Igualmente em preparação está Delirium, de Lauren Oliver, primeiro livro de uma trilogia. Com o lançamento previsto para a primeira quinzena de marçoDelirium apresenta uma sociedade em que o amor, considerado uma doença, foi erradicado, e todos os cidadãos são curados ao completar 18 anos. Depois dessa fase, essas duas obras serão diagramadas e seguirão para a primeira e a segunda revisões (geralmente são necessárias duas para corrigir erros de ortografia e de gramática). Daí, os livros irão para a fase de fechamento.

Ganhador do Prêmio Pulitzer de ficção de 2011, A visita cruel do tempo, de Jennifer Egan, trata das questões do tempo por meio das memórias de um punk e de sua assistente pessoal. Com lançamento previsto para a segunda quinzena de janeiro, o título está em fechamento. Nesse estágio ocorre a conferência dos últimos detalhes, como a numeração de páginas e o sumário, além da verificação do texto com um corretor ortográfico para encontrar os eventuais erros que possam ter escapado aos olhos humanos. Silêncio, o terceiro livro da série Hush, Hush, de Becca Fitzpatrick, também está em etapa de fechamento. O penúltimo volume da história de amor entre a jovem Nora Grey e o anjo rebelde Patch será publicado na primeira quinzena de janeiro. Após o fechamento, os livros serão, enfim, enviados para a impressão.

Tags: , , , , , , , , , ,

46 respostas a Como está a produção de alguns dos títulos mais aguardados de 2012

  1. Márcia Novaes disse:

    Só livro bomba né? ameiiiiii.. ansiosa para ler cada um *-*
    e parabéns pela primeira publicação de livro nacional o/

  2. Gabriel disse:

    tive a oportunidade de ler Delirium e to com o The Son of Neptune já em casa na fila rsrs, muito bons os títulos, vou reler quando forem lançados aqui!! parabéns pelo ano de ótimos títulos que foi 2011 e que em 2012 continue crescendo e melhor sempre!

  3. Carlos Nascimento disse:

    Gostaria de parabénizá-los pelas excelentes revisões e traduções. Depois de ler tantos livros com gravíssimos erros na revisão fico feliz de ver uma editora comprometida com a revisão e o leitor. Continuem com o bom trabalho!

  4. Estou louca para ler O Filho de Netuno. Atualmente estou lendo Trono de Fogo, porém os Kane não têm o mesmo carisma que a turma do Acampamento Meio Sangue… rsrs

  5. Aurélio Dias disse:

    Livros ótimos! Autores Excelentes! Estou super ansioso para ler O filho de Netuno, :)

  6. Yasmin disse:

    Eu estou louca pra ler The Night Circus. Delirium é lindo, eu amei, e com ctz vou ter uma cópia nacional!

  7. gustavo guerra disse:

    muito boa.
    e sobre Lionel Shriver, alguma novidade para 2012, além do aguardado filme Precisamos Falar Sobre o Kevin?

  8. Pamy disse:

    Aaaaaaaaah to louca pra ler O Filho de Netunoooooo! *—–*

  9. Uillian Cardoso disse:

    Super ansioso pra ler O Filho de Netuno… O Herói Perdido despertou uma vontade ainda mais insustentável por ler em um garoto que já era extremamente viciado… E se o Heróis do Olimpo 2 estiver sendo traduzido por Debóra Isidoro já estou satisfeito com o trabalho, mesmo antes de qualquer revelação de trecho nacionais… Intrínseca é foda…… :p

  10. Mayra disse:

    Acho essa preocupação com o leitor tão maravilhosa! Obrigada pelo excelente trabalho, Intrínseca.
    E autor nacional! Isso é ótimo. Que venham muitos outros!

    A visita cruel do tempo me deixou super curiosa, tomara que seja mesmo muito bom. A capa nacional vai ser assim tão linda quanto a original? :D

  11. Laryssa disse:

    OMFG. SILEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEENCE <333333333333333333
    OMFG. JANEIRO CHEGA LOGO *O*
    aaain,ain Deus *-*

  12. Erika Baldan disse:

    Estou Louca para ler SILENCE!!!!! 2012 Chega Logo!!!!!

  13. Laryssa disse:

    mas sério… POR QUE vocês não lançam livros em hardcover? meu sonho ter T————–T
    Bem que podiam começar com Crepúsculo já que foi um livro super vendido e tal… ;/
    por favor pensem bem t–t

  14. Q notícia boa! Silêncio em janeiro no Brasil! Me animei agora, não vejo a hora de ler em pt… kkk AMEI!

  15. Melina disse:

    Ansiosa para ler O Filho de Netuno! Chega logo Maio de 2012!

  16. Lorena disse:

    Amei! Parabéns!
    Eu estou superanimada com Silêncio! Amo a série!
    Será que vai ter algum evento de lançamento? Espero que tenha, aberto ao público, em São Paulo.
    De qualquer forma, adorei a notícia!

  17. Izabelle disse:

    Estou aguardando ansiosa pela publicação de “O filho de Netuno”. Mas gostaria de saber se não vai ser lançada a continuação de “As crônicas dos Kane”…

  18. lorieno disse:

    Pena que ainda não lançou “A ascensão dos nove” nem nos EUA! Amo “Os Legados de Lorien”!

  19. Gabriel Isler disse:

    O Filho de Netuno (yn)

  20. Daiana disse:

    Estou Louca para ler SILENCE!!!!! 2012 Chega Logo!!!!! [2]

  21. Elisa disse:

    O Filho de Netuno na primeira quinzena de MAIO?? Querem me matar de ansiedade.. só pode.. e.e tá mt longe ainda gente y.y

  22. Kácia Ribeiro disse:

    Nossa, amei saber das novidades para 2012, as capas estão lindas… silence, espero ansiosamente ;)
    Bom trabalho ;*

  23. Pingback: ..:: Criando Testrálios ::.. » Blog Archive » Ed. Intrínseca traz novidades de “O Filho de Netuno” e “Silêncio”

  24. Thiago Anaice disse:

    Caramba Delirium tá chegando! Por favor mantenham essa capa junto com a jacket (acho q é esse o nome). Essa capa é demais! Vcs da Intrínseca são incriveis!

  25. Miguel disse:

    Pelo que sei, o último das Crônicas dos Kane só vai ser lançado em inglês em maio.

  26. OMG Delirium! tomara que mantenham a capa, essa capa é linda demais! Espero ansiosa para Silêncio! Só lançamento 10! Parabéns à editora!

  27. Gustavo Rodrigues disse:

    Aguardando ansiosamente o Filho de Neturno!

  28. Hugo disse:

    Intrínseca, não dá para acelerar o lançamento do “O Filho de Netuno” pelo menos pra março? Não aguento mais esperar. :(

  29. Camila M Moura disse:

    O Filho de Netuno em maio!!!!! Estou surtando, tendo uma síncope, um troço, MAIO CHEGA LOGOOOO!!!

  30. Pingback: Data de Lançamento de Silence (Sussurro) | Babi Dewet

  31. Pingback: Filho de Netuno vai ser lançado em maio | Os Heróis do Olimpo

  32. Fernando disse:

    Vocês vão manter o mapa em O Filho de Netuno? O livro é ótimo, eu já li em Inglês, agora quero ele em português :D

  33. KARLA CRISTINE DOS SANTOS disse:

    EU E MEU IRMÃO ESTAMOS LOUCOS PARA OS NOVOS LIVROS QUE VIRÃO EM 2012 E MAIS LOUCOS AINDA PARA CHEGAR MAIO E GANHAR O LIVRO O FILHO DO NETUNO.VALEU INTRÍSECA POR SEU DESEMPENHO E TRADUÇÕES.QUERO SOBREVIVER ATÉ MAIO.QUE DEMAIS!!!!!!!!!!

  34. Joelson disse:

    Lancem logo ‘O filho de Netuno’! Por favor, estou louco de ansiedade.

  35. igor santos.. disse:

    lol Estou muito entusiasmado com o livro Son of The Netune, gostaria de saber se ele virá com capa dura ou capa normal como os outros livros da serie (o que é bem provável). Também gostaria de saber se virá algum pôster da capa, pois eu gostaria muito… =D Ficaria grato se respondessem.

  36. ryan disse:

    O livro ‘O filho de Netuno’ é melhor do que o primeiro!

  37. Quero muito ler Delirium, espero que capa seja igual, que abre e toda linda por fora, quero ler também O Filho de Netuno e Silêncio, esperando eles chegarem!

  38. Barbara Costa disse:

    Quase tendo um filho colorido de tanto esperar… O FILHO DE NETUNO só em maio, oh my god….

  39. rachel disse:

    Louca pra maio chegar por causa de O Filho de Netuno! Pena que está tão lonnngeeeee!

  40. MONTEIRO ROSENWALD disse:

    COMECEI A LER A SÉRIE POR CAUSA DO FILME E NÃO PAREI MAIS. VCS AÍ NO BRASIL TÊM SORTE! DEPOIS QUE O LIVRO FOR LANÇADO AÍ, AINDA TENHO QUE ESPERAR 40 DIAS PARA CHEGAR AQUI NO JAPÃO!

  41. pedra brum disse:

    Eu li toda a saga Percy Jacson e os Olimpianos [muito bom], li o primeiro livro da nova saga e achei superinteresante o acampamento e o Percy terem desaparecido. Parabéns, Rick Riordan!

  42. natã brito disse:

    Hoje eu estou lendo ‘Trono de fogo’, mas estou ansioso para ler ‘O filho de Netuno’… E gostaria de parabenizar a editora por seu comprometimento com a revisão.

  43. natã brito disse:

    Estou ansioso em ler ‘O filho de Netuno’ e também o terceiro livro de ‘As Crônicas de Kane’…

  44. R.L. disse:

    Esperamos os lançamentos com muita curiosidade.

  45. Fabrício disse:

    Eu quero muito mesmo ler ‘O filho de Netuno’. Lança em maio, né? Tomara que seja tão bom ou melhor que ‘O herói pedido’.

  46. Zaqueu Duarte disse:

    Doido para ler O filho de Netuno, maio venha logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>