Sem filhos

40 razões para você não ter

Corinne Maier
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Tradução: Jorge Bastos
  • Páginas: 160
  • Gênero: Não Ficção
  • Formato: 14 x 21 cm
  • Lançamento: 04/08/2008

Em Sem filhos, a autora analisa a onda de idealização e glamourização da maternidade, onipresente na mídia contemporânea, com um discurso herético, sincero e politicamente incorreto. Assim, coloca em xeque um dos tabus mais intocáveis da sociedade: a necessidade de ter filhos. Mesmo entre os homens, para quem a opção por não ter filhos é mais aceita, assumir que não se deseja crianças resulta em reprovação imediata. Para as mulheres, essa escolha é acompanhada por uma condenação: é impossível alcançar a plenitude sem filhos.

Apesar do crescimento do movimento e das associações dos que optam por não ter crianças, a recusa em ter filhos não é somente um tabu, mas uma atitude suspeita. Mas diante disso, Corinne Maier ressalta que quanto mais cresce a fertilidade, menos as pessoas se declaram felizes. Assim ela escreve sobre as dificuldades das relações pais e filhos sublinhando que não se trata apenas de amor, mas de sentimentos ambíguos que envolvem também ódio, culpa, ressentimento, ciúme, e outros problemas que não se enunciam com clareza.

A narrativa denuncia a banalidade e as limitações da vida doméstica dos que têm filhos e os malefícios da ‘educação’ moderna, na qual a criança é o centro da família. Investiga o consumismo ditado pelas crianças, a indiferença dos adolescentes e as inevitáveis decepções dos pais com suas crias.

Além disso, Sem filhos relembra as custosas privações objetivas e subjetivas que uma criança representa: ‘Lazer, vida conjugal, amigos, sexo. E isso durante vinte anos, até que a criança se tranforme em um jovem sem futuro’. Este livro mostra como a sociedade que privilegia as crianças na verdade penaliza os adultos, instaurando o que os especialistas já caracterizam como a era do ‘filiarcado’.

Corinne Maier

Corinne Maier

Apelidada de "heroína da contracultura" pelo The New York Times por seu livro Bom-dia preguiça, a sempre polêmica Corinne Maier é autora de livros fortemente inspirados pela filosofia francesa, sem deixar de lado uma veia humorística para criticar a sociedade contemporânea.

Resenhas

Uma provocação.

Le Figaro

Idéias de irresistível irreverência para quem tem ou quem não tem filhos, para os que querem ter ou não! Um pouco de impertinência jamais despovoará o mundo!

Le Magazine des Livres