Vidas provisórias

Edney Silvestre
  • Formato(s) de venda: livro, e-book
  • Páginas: 240
  • Gênero: Ficção
  • Formato: 16 x 23
  • Lançamento: 13/08/2013

Expatriados, separados no tempo e na geografia, Paulo e Barbara compartilham, além da experiência do exílio, o estranhamento pela perda de suas identidades, o isolamento e a sensação de interrupção do curso normal de suas vidas. Diferentes motivos os levam ao estrangeiro. Em 1970, Paulo, perseguido pela ditadura militar, é preso, torturado e abandonado sem documentação na fronteira, de onde segue para o Chile e depois para a Suécia. Barbara, com uma identidade falsa, deixa o país para trás em 1991 - durante o governo Collor -, fugindo de um rastro de violência, e se instala nos Estados Unidos como imigrante ilegal.

Na Suécia, Paulo se apaixona por Anna, militante da Anistia Internacional, com quem forma uma família. Mas é perseguido pelas lembranças dos sofrimentos que viveu e por uma sombra em seu passado. Nos Estados Unidos, Barbara, ainda adolescente, sobrevive de faxinas e serviços de manicure, abandonando seus sonhos de entrar para a universidade e conhecer o mundo. Sem falar inglês, sob o medo constante de ser desmascarada, ela convive com uma rede de prostitutas brasileiras e esconde uma paixão impossível. Satisfaz-se em ser mais um rosto anônimo e estrangeiro na multidão, sem se integrar ao país que escolheu habitar.

Em seu terceiro romance, Edney Silvestre cria um vigoroso retrato das transformações que ocorreram no país e no mundo nos últimos quarenta anos, com uma trama que viaja pelo Chile, Suécia, Estados Unidos, França e Iraque. O autor se vale, com sensibilidade, de sua experiência de onze anos como correspondente baseado em Nova York para revelar o universo dos imigrantes e, ao mesmo tempo, recriar de forma contundente um Brasil visto a distância.

Edney Silvestre

Edney Silvestre

Vencedor do prêmio Jabuti de melhor romance em 2010, jornalista de longa carreira, Edney Silvestre se destacou na cobertura dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 para a Rede Globo, quando era correspondente em Nova York. É apresentador do programa GloboNews Literatura.

Resenhas

Edney Silvestre se tornou uma revelação da literatura brasileira.

O Globo

Silvestre se estabelece como um dos mais vigorosos narradores contemporâneos do Brasil.

Veja

Extraordinário.

Financial Times

Booktrailer