101 coisas a fazer antes de morrer

Indisponível

101 coisas a fazer antes de morrer

Richard Horne
  • Formato(s) de venda:
  • Tradução: Fernanda Abreu
  • Páginas: 224
  • Gênero:
  • Formato: 11 x 18
  • Lançamento: 25/10/2006

O guia desafia o medo e impele todo tipo de pessoa a se lançar em situações sempre desejadas, embora reprimidas no cotidiano das convencionais ocupações profissionais ou domésticas. Há dicas extraordinárias como nadar com um tubarão e pular de pára-quedas. Por outro lado, as menos voltadas às aventuras radicais podem exigir maior audácia: sair do odiado emprego, ou fazer uma compra que não se possa pagar.

Às realizações o autor acrescenta regras, e uma delas é justamente coragem. Este é o requisito principal, além de criatividade e perseverança no confronto com o perigo. Richard Horne, autor, diagramador e ilustrador de 101 coisas a fazer antes de morrer, força a ultrapassagem da linha bem demarcada entre realidade e fantasia com humor. Quando estimula aspirantes à literatura a escrever, aconselha-os a pedir demissão para brincar “de ser escritor em tempo integral”. A certa altura, contudo, é taxativo: faça o que quiser, não ganhe o Prêmio Darwin – a premiação anual e póstuma contempla aqueles que morreram de formas patéticas, por falta de cuidado ou pura estupidez.

Algumas informações do guia dão embasamento histórico a atos como pichar um muro. Funcionam quase como argumentos, afinal, até em Pompéia, antiga cidade do império romano, encontraram-se pichações com mensagens como Celadus faz as moças gemerem. Entre as 101 coisas, não faltam as mais esquisitas, como ser cobaia para testes de remédios e infringir a lei com o objetivo de ir para a cadeia. A bem-cuidada edição traz ainda formulários divertidos a serem preenchidos a cada passo, além de estrelas adesivas para se coroar cada feito. Em meio a propostas lúdicas como realizar o sonho de criança, Horne não se esqueceu da mais importante: ter dinheiro suficiente para fazer todas as coisas desta lista.

Richard Horne

Richard Horne

Designer, Richard Horne criou capas de discos de diversos cantores, como Tom Jones, e capas de livros como Harry Potter, antes de ter a idéia de listar 101 coisas a serem realizadas antes de morrer. Ele próprio confessa que, antes de escrever o guia, havia feito apenas 15 dos itens descritos. Horne assina também ilustrações de cartões comemorativos e de publicações como Guardian and Sugar.