Artigos

Como a história real de uma mulher esquecida pelo tempo inspirou Mulheres sem nome

31 / outubro / 2017

É difícil definir de onde vem a inspiração para novas histórias, mas Martha Hall Kelly consegue se lembrar exatamente do momento em que leu uma reportagem sobre Caroline Ferriday, uma ex-atriz da Broadway e socialite americana que trabalhava no Consulado da França em Nova York no ano em que o exército de Hitler invadiu a Polônia, 1939.

A história sobre Caroline era até então desconhecida para Martha. Na matéria, as fotos da bela casa com jardim onde a socialite havia morado despertaram sua curiosidade. Mas isso era apenas um pequeno detalhe que levaria a escritora a conhecer melhor a vida dessa mulher que lutou tanto em um dos períodos mais tristes da história.

Anos depois, Martha não conseguia esquecer o que havia lido e decidiu conhecer a casa de Caroline pessoalmente. Durante o tour pelo local, a autora descobriu que Caroline foi uma das responsáveis por denunciar os horrores cometidos em Ravensbrück, campo de concentração exclusivamente feminino localizado no norte de Berlim, durante a Segunda Guerra Mundial.

E foi assim, com um simples passeio, que surgiu a ideia de escrever Mulheres sem nome. Durante dez anos, enquanto ainda trabalhava como publicitária, a autora viajou pelos Estados Unidos e por várias cidades da Europa para entender melhor o que se passou em Ravensbrück. O objetivo de Martha era escrever um relato fictício, mas costurado por fatos históricos, sobre três mulheres muito diferentes que merecem ser lembradas.

Em Mulheres sem nome, Martha constrói um romance baseado em duas protagonistas que existiram de verdade — Caroline Ferriday e Herta Oberheuser — e em Kasia, livremente inspirada nos relatos das sobreviventes de Ravensbrück.  

Caroline Ferriday

A autora entrelaça as trajetórias dessas três personagens femininas fortes com os fatos da Segunda Guerra Mundial. No livro, Caroline Ferriday trabalha como voluntária no Consulado da França, quando, depois de invadir a Polônia, o exército de Hitler ameaça invadir a França, país do homem no qual Caroline está interessada.

Herta Oberheuser

Enquanto isso, a jovem polonesa Kasia Kuzmerick vê sua infância perdida quando é enviada para o campo de concentração de Ravensbrück. E é em Ravensbrück que a ambiciosa Herta Oberheuser encontra a oportunidade de trabalhar como médica- cirurgiã a serviço da Alemanha nazista e faz experiências terríveis com mulheres e crianças.

Com uma narrativa que atravessa várias décadas, lugares e histórias, Martha Hall Kelly escreve um romance capaz de mostrar o poder destrutivo da guerra na vida de todos que a viveram e dar voz a mulheres que foram esquecidas pelo tempo.

Comentários

29 Respostas para “Como a história real de uma mulher esquecida pelo tempo inspirou Mulheres sem nome

  1. Gostaria de ter este livro para usufruir de uma boa leitura

  2. Gostaria muito de ter este livro para usufruir de uma boa leitura

  3. Seria ótimo ter o prazer de ler parece uma história envolvente.

  4. Terminei minha leitura hoje e ele é maravilhoso!!!! Os sentimentos provocados pir ele são os mais diversos! Recomendo!

  5. Estou lendo nesse momento e estou completamente envolvida pela narrativa da autora!!

  6. Quero ler este livro. Com certeza sua história és riquíssima.

  7. Acabei de ler,ganhei do meu filho presente de aniversário livro maravilhoso e muito triste recomendo

  8. muito bom! principalmente por ser baseado em fato reais, sempre um alerta para esta praga que foi o nazismo.

  9. Livro fantástico! As histórias se entrelaçam. Acredito que temos que conhecer a história para que ela não se repita.

  10. Comovente, assustador… guerra sempre necessária revisitá-las para não ficarmos insensíveis as desumanidade que somos capazes.

  11. Terminei de ler hoje e recomendo!
    É daqueles livros que prolongamos a leitura para não acabar.
    História envolvente e muito bem escrita é contada.

  12. Triste e real. Doeu meu coração. A gente sempre vê falar nos horrores mas no livro é tudo muito real. Chorei por todas essas mulheres. Como seria bom se existissem outras Carolines. Martha Hall, obrigada pelo livro maravilhoso!

  13. Muito bom..triste histórias que medeixar ainda mais comovida .,mulheres fortes admirável,martha conseguiu um belíssimo trabalho,gosto de ler sobre segunda guerra e esse ficará entre os prediletos

  14. Excelente livro, minha filha leu e me emprestou, estou nas últimas páginas, simplesmente maravilhoso, que conta a história de muitas pessoas que sofreram na segunda guerra Mundial, vale a pena ler, agora estou planejando ler o segundo livro da autora

  15. Acabei de ler. É bem marcante, e sempre triste ler essas histórias do holocausto… em alguns trechos, chocante! Muito bom o livro!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *