Listas

5 fatos sobre Leonardo da Vinci que você não sabia

10 / outubro / 2017

Talentoso, gênio e mestre são algumas das palavras que costumamos utilizar para descrever Leonardo da Vinci. Mas o artista era muito mais do que isso. Separamos cinco fatos que você talvez não conheça sobre o pintor da Mona Lisa e de A Última Ceia:

1- Leonardo era filho ilegítimo, e por isso pôde explorar sua criatividade.

Ele foi fruto de um caso do tabelião Piero da Vinci com uma jovem de quem até pouco tempo se conhecia apenas o primeiro nome e cujo passado foi revelado com detalhes apenas neste ano. Ser filho bastardo, entretanto, acabou se provando algo positivo, já que ele não precisou seguir a carreira tradicional da família e pôde explorar e aprender mais sobre temas que lhe agradavam. 

2- Ele era bom em geometria, mas péssimo em aritmética.

Apesar de ter diversos talentos, Leonardo não era excelente em todas as ciências. Um exemplo eram os constantes deslizes na hora de fazer cálculos matemáticos. Não raro algum cálculo não era feito corretamente, inviabilizando o projeto no qual trabalhava. Apesar de não ser muito bom em álgebra nem em aritmética, tinha um talento natural para a geometria, que considerava uma forma de matemática mais aberta para a imaginação.

3- Mesmo após quase 500 anos da morte de Leonardo, seus registros se mantiveram preservados até hoje.

Walter Isaacson é um dos maiores biógrafos contemporâneos. Além de Leonardo da Vinci, o autor escreveu as premiadas biografias de Steve Jobs e Albert Einstein. Mesmo após cinco séculos, a quantidade inacreditável de registros, anotações e cadernos deixada por Leonardo foi preservada em coleções particulares, museus e bibliotecas. Isso mostra o poder do registro impresso, que se mantém por séculos, frente aos registros digitais, mais efêmeros.

Sketch a Flying Machine by Leonardo da Vinci, circa 1495. (Photo by: Universal History Archive/UIG via Getty Images)

4- Leonardo nunca cansava de aprimorar suas obras, mesmo isso gerando problemas com patronos.

Uma das obras de arte mais importantes do mundo, a Mona Lisa foi trabalhada por Leonardo por mais de dezesseis anos, entre 1503, quando a começou, até 1519, ano de sua morte. Incapaz de abandonar suas obras, Leonardo permaneceu aperfeiçoando-as até o dia de sua morte; razão para vários de seus quadros terem sido encontrados aos pés de sua cama e em seu ateliê, como é o caso da Mona Lisa, após seu falecimento.

5- Vai virar filme e será interpretado por Leonardo… DiCaprio.

Leonardo DiCaprio nasceu para interpretar Leonardo da Vinci. O nome do ator foi escolhido por sua mãe, que, quando grávida, em uma galeria de arte, viu uma pintura do gênio italiano e sentiu o primeiro chute do filho. Anos — e um Oscar — depois, o ator vai dar vida ao artista em uma cinebiografia inspirada no livro de Walter Isaacson, ainda sem previsão de estreia.

>> Leia um trecho de Leonardo da Vinci

Comentários

2 Respostas para “5 fatos sobre Leonardo da Vinci que você não sabia

  1. De vários gênios Leonardo da Vinci, drm dúvida, um dos meus preferidos.

  2. Eu estava muito curiosa mesmo pra saber quem era o Leonardo da Vinci ainda bem que eu pensei em procurará no Google e eu achei eu estava fazendo bastantes pesquisas e finalmente encontrei uma que eu possa passar amanhã no trabalho de escola obrigada obrigada obrigada mesmo de coração porque tem coisas que a gente não acha assim no Google tem coisas que não tem aqui obrigada????.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *