Bastidores

De onde John Green tirou o título Tartarugas até lá embaixo?

16 / agosto / 2017

Tartarugas até lá embaixo? De onde John Green tirou esse nome para o seu novo livro? É piada interna? Pegadinha? Um livro sobre tartarugas? Também ficamos surpresos por aqui, mas o Sr. Green tem sempre tudo bem pensado e amarradinho, e com certeza não escolheu esse título à toa.

Circula na comunidade científica – Stephen Hawking conta isso no primeiro capítulo do livro Uma breve história do tempo – uma história sobre um renomado cientista que certa vez dava uma palestra sobre astronomia. Ele falava do modo como a Terra orbita o Sol e como o Sol, por sua vez, orbita o centro de uma vasta coleção de estrelas que chamamos de galáxia. Quando a palestra terminou, uma senhorinha se levantou e disse: “O que o senhor acabou de falar é bobagem. Na verdade, o mundo é um prato achatado apoiado no dorso de uma tartaruga gigante.” O cientista então perguntou em que a tal tartaruga gigante estaria apoiada e a senhorinha respondeu: “Em outra tartaruga. Uma tartaruga abaixo da outra. Há tartarugas até lá embaixo.”

Essa é a explicação para o título. Mas é preciso ter só mais um pouquinho de paciência, porque isso tudo só vai fazer sentido mesmo quando vocês conhecerem a história da Aza Holmes, protagonista de Tartarugas até lá embaixo. Aza é uma menina que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo, um distúrbio que se caracteriza por uma espiral de pensamentos que parece não ter fim (como o próprio John Green explica neste vídeo). O que podemos garantir é que não é uma história sobre tartarugas, mas uma emocionante jornada de uma garota que vê o mundo de um jeito diferente. Dia 10 de outubro vocês vão descobrir. 

 

Leia mais Bastidores

Novo livro de John Green terá lançamento simultâneo no Brasil

Novo livro de John Green terá lançamento simultâneo no Brasil

Procura-se uma história que saiba que eu existo

Procura-se uma história que saiba que eu existo

Amigos, amigos, livros à parte

Amigos, amigos, livros à parte

Sobre meu amor por todo o universo Lara Jean

Sobre meu amor por todo o universo Lara Jean

Comentários

3 Respostas para “De onde John Green tirou o título Tartarugas até lá embaixo?

  1. Gostei da explicação, tava achando que o Green tava mudando o estilo de escrita dele hahah Muito bom 😀

  2. Com temas sempre inatigantes e bons. Gosto muito do John e de suas obras. Sou escritor, atualmente escrevendo pra criança… meu livro piquenique com histórias traz temas também bem curiosos.

  3. Muito legal a explicação, realmente uma inspiração diferente que dá para fazer conexão com a questão do TOC da personagem e os “pensamentos sem fim”. E eu ri muito do gif com as tartaruguinhas descendo a capa hahahaha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *