Listas

4 coisas que você vai aprender sobre o amor

16 / agosto / 2017

Fonte Pascal Champion

Aparentamos saber muito sobre como começa o amor e quase nada acerca de como ele pode durar.

Em O curso do amor, encontramos um guia sobre os dilemas da vida moderna e as complexidades de um relacionamento amoroso duradouro. A narrativa segue a trajetória de um casal que passa pelas várias fases do amor, da paixão à crise no casamento. Em seu retorno à ficção, o escritor e filósofo Alain de Botton nos faz refletir sobre nossos ideais românticos e como eles se modificam no dia a dia. Nesse processo, aprendemos que amar é mais habilidade do que entusiasmo.

Separamos 4 lições que você vai aprender em O curso do amor!

 

1 – Você vai reavaliar todas as suas inseguranças

Quem nunca se apaixonou à primeira vista? Quem nunca teve medo de se abrir ou sentiu ciúme? Em O curso do amor, Rabih se encanta por Kirsten instantaneamente, mas precisa lidar com seus medos e inseguranças para que os dois possam ficar juntos. Ninguém é perfeito ou inocente, mas todos estão tentando o seu melhor.

 

2 – Você vai aprender a perdoar os outros – e a si mesmo

Depois do período inicial de paixão, vêm as brigas. Rabih e Kirsten precisarão aprender a lidar com suas diferenças se quiserem ser felizes. A cada desentendimento, o autor explora como trabalhar essas emoções e como contornar as desavenças. Aprendemos que os defeitos de quem amamos também podem ser qualidades e que nossas frustrações talvez não estejam relacionadas com quem amamos. Mas, acima de tudo, aprendemos a perdoar.

 

3 – Você vai perceber que não está sozinho

Estamos acostumados a ver histórias românticas com lutas heroicas e grandes declarações de amor. Essas histórias, apesar de comoventes, não tratam dos problemas que nós, reles mortais, vivenciamos. Por isso, acreditamos que nossas dificuldades são uma limitação nossa. Talvez se víssemos nossos problemas refletidos na arte, conseguiríamos lidar melhor com eles. Entenderíamos que todos nós passamos por momentos de tédio, raiva e decepção. Até com a pessoa que mais amamos.

 

4 – Você vai se entender

Em meio à narrativa do casal, há trechos em itálico que nos fazem refletir sobre a essência do amor, oferecendo observações e ensinamentos sobre nossa maneira de amar. Descobrimos que nossa noção de amor e fidelidade deriva de movimentos religiosos e filosóficos, e descobrimos que colocamos tantas expectativas em nossos parceiros por esperarmos um amor incondicional como o que recebemos de nossos pais. Depois de ler os trechos em itálico, você vai parar, olhar para o horizonte e repensar todas as suas atitudes.

 

Se você não conhece Alain de Botton, está na hora de conhecer. O autor usa literatura, filosofia e psicologia para responder a algumas das expectativas mais básicas do ser humano. De Botton também é autor de Religião para ateus, Como Proust pode mudar sua vida, A arte de viajar e Arte como terapia, títulos publicados em mais de 30 países.

O curso do amor já está disponível nas livrarias! Saiba mais

Tags , , .

Comentários

8 Respostas para “4 coisas que você vai aprender sobre o amor

  1. Os quartos passos que se seguiu identifica-se muito com a realidade dos casais modernos, com a minha pelo menos, ela trabalha seguidamente como, na maioria das vezes, acontece um amor verdadeiro. Parabéns pelo livro. ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *