Notícias

O que significa se sentir vivo?

11 / maio / 2017

Quando Matt tinha 24 anos, seu corpo decidiu que era hora de parar de viver.

Foi algo súbito: um mal-estar que surgiu certo dia enquanto ele estava em sua casa em uma ilha paradisíaca na Espanha e não dava sinais de que iria embora. O sofrimento era tamanho que Matt decidiu que o penhasco ao lado de sua moradia seria palco para o fim. Vinte passos, e tudo estaria acabado. Só que o último passo nunca foi dado, e ali começou uma luta diária contra a depressão. Razões para continuar vivo é o resultado dessa batalha. Um livro sobre como viver melhor, amar melhor e se sentir confortável consigo mesmo. Mais do que um livro de memórias, é uma obra sobre como aproveitar seu tempo no planeta Terra.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a depressão afeta 350 milhões de pessoas no mundo todo e estima-se que cerca de 800 mil acabem cometendo suicídio — atualmente a segunda principal causa de morte de pessoas entre 15 e 29 anos. Com delicadeza e inspiração, Matt Haig conta no livro como fez para superar as estatísticas e encontrar novamente as razões para continuar vivo.

Razões para continuar vivo chega às livrarias em 26 de maio. Leia um trecho abaixo:

 

“Quando eu tinha 24 anos, eu quase me matei. Na época, eu morava em Ibiza, Espanha, na parte tranquila da ilha. Minha casa era bem perto de um penhasco. Em meio à neblina da depressão, caminhei até a beirada do precipício e olhei para o mar, para a costa acidentada de pedra calcária, pontuada por praias desertas. Era a paisagem mais linda que eu já tinha visto, mas na hora aquilo não tinha importância. Eu estava muito ocupado tentando reunir a coragem que eu precisava para me jogar dali. Não me joguei. Em vez disso, recuei e vomitei tudo que estava sentindo.

Mais três anos de depressão se seguiram. Pânico, desespero, batalhas diárias.

Mas eu sobrevivi. Naquela época, eu tinha certeza de que não conseguiria passar dos 30. A morte ou a loucura total pareciam mais realistas. Já passei dos 40. Hoje vivo cercado por pessoas que amo, fazendo um trabalho que nunca imaginei que faria e passo meus dias escrevendo.

Fiquei muito feliz por não ter me matado, mas continuei me perguntando se havia alguma coisa para dizer às pessoas que estão passando por esses tempos sombrios.

Essa é minha tentativa.”

Comentários

2 Respostas para “O que significa se sentir vivo?

  1. Rapaz eu já passei por isso e sei bem como é ruim tem essa doença quando eu tava em tempo de crises ela vinha na hora que eu estava só chagava pega faça pra si corta queria corta os dedos dá própria mão saia falando um monte de porcaria nossa como é ruim grassa a meu melhor protetor que vem mim ajudando até hoje às vezes eu para e mim pergunto eu não tem sorte com nada pedi minha namorada corro atrás de emprego e cursos gratuitos não consego encontrar aí eu penso mais para chegar no que eu sou hoje ter a vida que eu tenho não é lá essas coisas todas mais eu fico agradecido por tudo que meu Deus faz por mim

  2. Olhe, tenha em conta que somente quem viveu uma depressão de verdade poderá alcançar onde ele foi. É lamentável escutar das pessoas que sua depressão é frecura. Daí seguimos.

    Bjs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *