Listas

Uma semana sobre Matéria escura

17 / março / 2017

Durante a semana, nossos blogs parceiros mergulharam no (múltiplo) universo de Matéria escura, sci-fi de Blake Crouch recém-lançado pela Intrínseca. Ao longo dos dias, eles deram suas opiniões sobre o livro, refletiram sobre escolhas feitas e sugeriram atores para o filme inspirado na obra, já em produção. Foi uma grata surpresa ver a recepção calorosa de todos, e compartilhamos aqui algumas das reações. Confira abaixo:

O blog Mais que livros diz que “a trama criada por Crouch tem um magnetismo incrível que captura a atenção do leitor desde as primeiras páginas”.

A menina que comprava livros mostra que o livro não é convencional e que é essa diferença o que chama a atenção do leitor: “Não é um livro comum, nem pela história, nem pelo final, e foi exatamente esse diferencial que me fez gostar tanto. ”

Mas, se você precisa de uma definição mais direta, as opiniões do Parafraseando livros e do Tédio Social são ideais:

“Sabe quando você termina um livro e fica tão empolgado com ele e quer que TODO MUNDO leia também?! Então, foi assim que me senti!”

“Já estou enchendo o saco dos amigos repetindo ‘leia Matéria escura’, pois o mundo precisa conhecer essa versão de mundo criada pelo autor.”

Além das opiniões sobre o livro em si, convidamos nossos blogueiros a pensar nas próprias escolhas do  passado:

“Quando pensamos em escolha, em livre-arbítrio e em percalços que encontramos no caminho, vem à minha mente a pergunta: E se? E se eu tivesse feito diferente? Que impacto uma escolha do meu passado teria em meu presente?” (Viaje na leitura)

“Já pensei milhares de vezes nisso: como diz o livro, qualquer decisão ao longo da nossa vida poderia ramificar nosso futuro. Desde cortar caminho para ir ao trabalho e decidir ou não sair naquela sexta-feira à noite até aceitar uma proposta de emprego.” (La Vie Est Ailleurs)

“Somos definidos pelas nossas escolhas, elas nos fazem ser quem somos hoje. Cada ação tem uma reação. É algo muito interessante, curioso e perturbador, pois nunca saberemos o que poderia ter acontecido.” (Claquete Literária)

O livro chegará aos cinemas pela Sony, e o responsável por blockbusters como Independence Day, Roland Emmerich, está cotado para dirigir. Alguns nomes para os papéis principais sugeridos por nossos parceiros foram Chris Pratt (Guardiões da Galáxia) ou Gerard Butler (300) como o protagonista Jason, Penélope Cruz (Piratas do Caribe) como sua esposa, Daniela, além de Dianna Agron (Eu Sou o Número Quatro) como a misteriosa Amanda, e o protagonista de O Lar das Crianças Peculiares, Asa Butterfield, foi a principal indicação para Charlie, filho do personagem principal.

O blog Cabana do Leitor buscou as origens da matéria escura de verdade e descobriu mais perguntas do que respostas: “astrônomos não sabem exatamente o que é. Eles sabem que é matéria, porque conseguem medir sua existência por meio da força gravitacional que ela exerce, e escura porque não emite luz nenhuma através dela. Essa segunda propriedade é justamente o que dificulta seu estudo. Todas as observações de corpos no espaço são feitas a partir da luz ou de outro tipo de radiação eletromagnética emitida ou refletida pelos astros. Como a matéria escura não faz nenhuma dessas coisas, é ‘invisível’. Ainda assim, sabe-se que ela está lá.”

Nas conclusões finais, o Free Time Nerd definiu Matéria escura como “Um thriller sci-fi que vai fascinar, superar as expectativas de muitos e saciar corações que há muito não leem uma obra tão bem desenvolvida. Algo tão diferente e ao mesmo tempo tão real que você vai se perguntar se aquilo pode realmente acontecer.”

E o Conjunto da Obra foi direto: “Se você ainda tem alguma dúvida se deve ler ou não esse livro, não tenha: ele é puramente brilhante.”

Comentários

Uma resposta para “Uma semana sobre Matéria escura

  1. Esse livro é realmente incrível, super recomendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *