Listas

Dicas para harmonizar diferentes tipos de vinhos com pratos especiais

15 / dezembro / 2016

queijos_e_vinhos

O mundo dos vinhos parece complicado, mas algumas noções básicas podem deixar a experiência muito mais saborosa e divertida. Aprender como combinar as características do vinho com as dos alimentos, conhecer a região produtora ou saber o melhor jeito de servir são algumas das informações que facilitam a nossa vida.

O guia essencial do vinho: Wine Folly é um bom caminho para aqueles que querem encarar o desafio de entrar nesse universo. Com gráficos e explicações simples, o livro reúne informações que farão até o mais perdido saber escolher um bom vinho na prateleira do supermercado ou em um restaurante.

1img_7956

Confira algumas informações selecionadas no livro:

Cabernet Sauvignon — Originária da região de Bordeaux, na França, é a uva mais cultivada no mundo. Além da França, é também produzida em países como Chile, Estados Unidos, Austrália, Espanha, China, Argentina, Itália e África do Sul. O aroma típico lembra cereja-negra, cassis, pimentão, especiarias e cedro.

blog-600x400-cabernet-1

É um tipo de vinho tinto encorpado, que combina com carne vermelha, brusquetas, molho madeira, risotos e pratos com molho à bolonhesa.  No Brasil, o preço médio das garrafas fica entre R$ 60 e R$ 100.

Malbec — É uma uva original do sudoeste da França, mas é a Argentina que produz os melhores vinhos. A altitude é um indicador-chave para a qualidade do Malbec, por isso a maioria vem da província de Mendoza. Os aromas dominantes são ameixa, mirtilo, baunilha e cacau. Combina com um bom churrasco no estilo argentino!

churrasco

Champagne — Símbolo de celebrações de fim de ano e de ocasiões importantes, o Champagne é o tipo de vinho mais famoso entre os espumantes. Harmoniza bem com frutos do mar, salmão, lagosta, camarão, carnes brancas, canapés e até rabanadas!

blog-600x400-champagne-1

Merlot — Em testes cegos, os vinhos Merlot são confudidos muitas vezes com Cabernet Sauvignon. Apesar de terem uvas parecidas, o Merlot é suave e tem uma característica mais macia no paladar. Seus aromas lembram framboesa, cereja-negra, fruta cristalizada, chocolate e cedro.

blog-600x400-merlot-1

É cultivada em países como França, Estados Unidos, Espanha, Itália, Romênia, Bulgária, Chile, Austrália e em outros lugares.

Rosé — Leve e com sabor agradável, o vinho rosé é produzido, principalmente, na França, na Itália, nos Estados Unidos e na Espanha. Perfeito para os dias de verão, o vinho deve ser servido em uma temperatura entre 8º e 11ºC.

vinhos_rose

Os aromas dominantes são morango, melão, pétala de rosa, aipo e casca de laranja. Ideal para comer com queijos delicados, peixes, frutos do mar, comida japonesa e paellas. Um dado curioso: o rosé representa 9% de toda a produção mundial de vinho.

Leia mais Listas

Qual vinho você é?

Qual vinho você é?

A liberdade de comer sem sofrer

A liberdade de comer sem sofrer

Do que você seria capaz para viver no lugar perfeito?

Do que você seria capaz para viver no lugar perfeito?

As histórias reais dos jogos de terror

As histórias reais dos jogos de terror

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *