Artigos

A roda do tempo e eu

15 / agosto / 2016

 

Por Samara Maia Mattos*

Foto Roda 2

Vocês se lembram de 2001, quando Frodo se aproximou da entrada de Mordor, olhando toda a devastação que ainda teria que enfrentar, e o filme A Sociedade do Anel terminou?

01_Vocês-lembram-em-2001

Ou quando, em 2005, os sobreviventes de Lost encontraram e explodiram uma escotilha sinistra no último episódio da primeira temporada?

02_Ou-quando-em-2005

Ou ainda, em 2010, como foi esperar os seis meses que separaram os lançamentos de A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano?!

pjuo

Pois é… Todos os meus exemplos giram em torno de dois sentimentos em comum: expectativa e ansiedade! Nosso envolvimento com os personagens de uma obra, com a trama e a responsabilidade em ser mais um integrante “virtual” no salvamento do mundo, cria toda uma expectativa por um próximo filme, episódio ou livro.

04_Seu-envolvimento-com-os-personagens

Desde que me entendo por “gente” gosto muito de livros de fantasia. Contrariando muitos leitores, minha aproximação com o gênero não aconteceu por meio das obras de Tolkien, mas sim das de Marion Zimmer Bradley, com as séries Darkover e As brumas de Avalon.

O problema é que, durante muito tempo, o mercado literário brasileiro não investiu muito nesse gênero, e era difícil encontrar autores ou séries nas estantes das livrarias. Ainda bem que, de alguns anos para cá, depois de sucessos como O Senhor dos Anéis e As Crônicas de Gelo e Fogo a fantasia ganhou mais espaço e, ousando dar um chute estratosférico, passou a ser mais rentável.

05_O-problema-é-que-durante-muito-tempo

Depois dessa pequena introdução, vocês vão entender quando digo que um dos dias mais felizes de 2013 foi quando a Intrínseca anunciou que lançaria a principal obra de Robert Jordan!

06_Depois-dessa-pequena-introdução

A série de 14 volumes (é isso mesmo, você leu certo, são qua-tor-ze) começou a ser publicada pela Intrínseca há três anos e a expectativa para o quinto livro era muito grande. Vocês não têm ideia do meu nível de ansiedade com essa espera. Levem em consideração que A Ascensão da Sombra, o quarto livro, foi lançado há um ano… Em tempos de lançamentos quase simultâneos com as edições estrangeiras, uma espera de UM ANO pode ser assustadora para uma leitora apaixonada!

07_A-série-de-14-volumes

Você começa a se preocupar em como vai ser o seu futuro como leitor e fã de uma série “infinitamente gigante” de fantasia. Será que o aumento exponencial da quantidade de páginas entre os livros é um obstáculo?

08_Você-começa-a-se-preocupar

Só que a melhor notícia do ano veio no dia 25 de julho, quando, navegando pelo site da Intrinseca e conferindo os futuros lançamentos de agosto, vi que o livro estava lá! ESTAVA LÁ! Uma capa lindamente roxa, as rodas do tempo e o oroboros, e a certeza que as 912 páginas de As Chamas do Paraíso vão estar nas livrarias a partir do dia 15 de agosto! QUINZE DE AGOSTO!

09_MAS-A-melhor-notícia-do-ano

Convenhamos que depois de descobrir que o quinto volume tem o delicioso tamanho de 912 PÁGINAS (esses números me surpreendem sempre que me lembro deles), obviamente é super compreensível que o livro tenha demorado um ano para sair. Sério, pessoal da Intrínseca: vocês estão perdoados de todo o nervoso, roer de unhas e angústia que sofri ao longo dos últimos meses.

11_Convenhamos-que-depois

Agora é ler esse tijolo assim que ele estiver em minhas mãos para depois e sofrer mais um pouquinho esperando notícias do próximo. E aí? Já tem previsão? ^.~

 

Samara Maia Mattos é designer, blogueira nas horas vagas e viciada em vários gêneros literários, embora seja totalmente apaixonada por livros de fantasia.

Comentários

10 Respostas para “A roda do tempo e eu

  1. E agora só resta esperar mais um ano….e que venha Lord of Chaos….

  2. Também quero o volume 6, o 7, o 8, 9,10, 11, 12 13 e 14!!! ;D

  3. Ja é 18 de agosto de 2017 e nada de lord of chaos…

  4. Praticamente setembro e nada de lorde do caos, tristeza no coração, nem pra darem uma mensagem dizendo “estamos traduzindo”, só isso já tava okays, mas nem isso poxa

  5. Olá!

    O livro está no processo de tradução, a previsão que temos é para o primeiro semestre de 2018.

  6. Obrigado intrinseca,melhor notícia do mês pra mim

  7. Olá, Intrínseca. Escrevo para dizer que sou apaixonado nessa série de livros, mas que estou um pouco insatisfeito com vosso trabalho, pois todos os exemplares do primeiro livro estão esgotados e nada de relançá-lo. Como que um fã ávido de fantasia e de Robert Jordan irá comprar as continuações sendo que nem possui o primeiro livro? Dá desânimo até mesmo pra alguém como eu que ama livros de fantasia.

  8. ainda não tem data para o lançamento dos outros livros da série.pena.

  9. Uma das melhores sagas de fantasia da história, sem dúvidas. Uma pena nem todos os livros estarem traduzidos ainda. Quem entende um pouco de inglês se vira um pouco. Tenho fé que a Editora Intrínseca irá traduzir todos. O livro não deve vender tão pouco assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *