Notícias

A história real que inspirou O navio das noivas

30 / agosto / 2016

Shropshireprincespiermelbourne1946 Jojo Moyes já declarou que gosta de criar personagens femininas comuns, mas foi durante uma despretensiosa conversa com a avó que ela teve inspiração para escrever O navio das noivas. A autora já era adulta quando descobriu a travessia que a avó australiana encarou para encontrar o marido após a Segunda Guerra Mundial.

A partir desse papo, Jojo começou a imaginar um livro que falasse sobre a viagem dessas mulheres que corajosamente embarcaram em um porta-aviões para rever os seus amores. “Essa conversa realmente me fez pensar em como muitas histórias de famílias desaparecem porque as pessoas insistem em guardá-las para si. Honestamente, minha avó não achava que era uma coisa extraordinária”, contou a autora em uma entrevista a Reuters.

Betty McKee, avó de Jojo, tinha 22 anos quando decidiu abandonar a Austrália para reencontrar o namorado Eric, um oficial da Marinha escocesa com quem tinha convivido por apenas duas semanas. Betty viajou por quase dois meses com mais de 600 mulheres que dividiam com ela o mesmo sonho: retomar a vida e encontrar os soldados por quem eram apaixonadas antes do fim do conflito.

CAPA_NavioDasNoivas_300dpiCom o relato da avó na cabeça, Jojo pesquisou o nome do navio (HMS Victorious) na internet, mas não conseguiu encontrar nada. Alguns dias depois, mesmo achando que a avó estava equivocada, Jojo descobriu um livro sobre a embarcação e assim a trama de O navio das noivas começou a existir.

A autora deu início então a uma grande pesquisa. Coletou jornais da época que noticiaram a partida dessas mulheres, leu diários de bordo das viajantes, passou horas dentro da Biblioteca Nacional Inglesa e visitou o Imperial War Museum, museu em Londres que reúne memórias da guerra, para encontrar informações sobre a travessia. E como se não fosse suficiente, Jojo Moyes ainda passou um tempo embarcada para ter a sensação de viver em alto-mar como as personagens que gostaria de criar.

Assim surgiu O navio das noivas, publicado originalmente em 2005 e lançado pela primeira vez em julho no Brasil. O livro reúne as citações não ficcionais das esposas e dos oficiais que inspiraram Jojo Moyes e conta a história de quatro personagens fictícias que tiveram a mesma coragem de Betty McKee em 1946. Um emocionante romance sobre o amor nos tempos de guerra.  Leia um trecho aqui.

Comentários

9 Respostas para “A história real que inspirou O navio das noivas

  1. Emocionante, narrativa envolvente. O leitor, graças a narrativa envolvente, se taansporta ao Victoria , chora, ri, fica nervoso. Maravilhoso! Recomendo.

  2. Adventismo em foco:EMANUELA

    acessar

  3. Mae.Tips:crianças desaparecidas
    wwcom.br
    w.verdadeestampada.com:crianças desaparecem
    criançassacrificadas.blogspot.

  4. Acabei agora esse livro, gostei muito 🙂 .. e na última linha Nicol diz se chamar Henry.. mas não lembro quem foi Henry no livro 🙁
    ..obrigada..

  5. Eu amo os livros da Jojo ela e a minha autora favorita , eu tenho o navio das noivas

  6. Esse é o meu preferido. Aguardando a adaptação nos cinemas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *